segunda-feira, 19 de outubro de 202608:13:10
Sol
TV Alagoas
Última horaPrefeitura de Palmeira dos Índios nega atraso no pagamento de servidores municipais jáPolíticaLula faz gafes em debate na Band sobre quarto mandato e FlávioPolicialPolícia isola área por suspeita de bomba em carro de FlávioGeralVoo com brasileiros repatriados dos EUA chega a Confins (MG) nesta sextaGeralNetflix demite 1.000 funcionários em maior corte desde 2022GeralWebinário do Dia Mundial da Alimentação discute segurança alimentar e inovaçãoPolíticaProjeto de Lei torna crime disseminar notícias falsas sobre saúdePolíticaProjeto permite Santas Casas a usar licitações do governo para insumosPolíticaCâmara aprova aumento de limite para microempreendedor e perdão de dívidasPolíticaProjeto de Lei cria marco regulatório para fintechs e combate a fraudesPolíticaHugo Motta promete votar reajuste do Simples Nacional até o fim do anoPolíticaCâmara aprova aumento de prazo para credores em recuperação judicial

Arapiraca se prepara para lançar 10ª Conferência Municipal de Saúde em julho

Redação09 de junho de 2026
Arapiraca se prepara para lançar 10ª Conferência Municipal de Saúde em julho
© Reprodução

Reunião de alinhamento apresentou o novo tema e mobilizou o setor para garantir o sucesso da nova edição

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), está se preparando para a realização da 10ª Conferência Municipal de Saúde (Comusa), que acontecerá no dia 2 de julho, das 8h às 17h, no Centro de Convenções. O tema trabalhado nesta edição será “Saúde, democracia, soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.

Para concluir o processo de preparação para a execução da conferência, a Gestão Municipal reuniu conselheiros, estudantes e profissionais de saúde para apresentar o projeto e mobilizar o setor. A reunião, que é essencial para garantir um planejamento eficiente e o sucesso da nova edição, aconteceu no auditório no CRIA e contou com a presença da secretária Rafaella Albuquerque, da presidente do CMS, Aruska Magalhães, da superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa em Saúde, Emanuelle Costa, e de demais representantes do setor.

Publicidade
Cesmac

A 10ª Comusa vai destacar o protagonismo de Arapiraca na saúde pública do Agreste e promover a participação social no SUS, representando diversos segmentos sociais e promovendo uma ampla discussão em torno das políticas de saúde. A décima edição da conferência municipal será responsável por eleger delegados que representarão o setor nas etapas estadual e nacional.

Os delegados irão representar segmentos sociais como as Unidades de Saúde, conselheiros locais e municipais, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços, entidades, associações e também a Gestão Municipal, com representantes de diversos serviços. Todas as vagas serão distribuídas de forma paritária, com o objetivo de criar um espaço de construção coletiva do SUS, e mais informações podem ser acessadas neste link.

Conquistas e avanços

As conferências municipais, realizadas a cada quatro anos, são fundamentais para fortalecer o sistema de saúde e garantir avanços importantes para a saúde pública brasileira. Conquistas como a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a assistência farmacêutica nasceram de discussões pautadas em conferências como esta.

Além disso, em 2026, a Comusa também vai comemorar 40 anos da execução da 8ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu em 1986 e foi considerada um dos grandes marcos para a construção do SUS.

Fonte: Secom Arapiraca

Continue Lendo