segunda-feira, 19 de outubro de 202608:50:52
Sol
TV Alagoas
Última horaPrefeitura de Palmeira dos Índios nega atraso no pagamento de servidores municipais jáPolíticaLula faz gafes em debate na Band sobre quarto mandato e FlávioPolicialPolícia isola área por suspeita de bomba em carro de FlávioGeralVoo com brasileiros repatriados dos EUA chega a Confins (MG) nesta sextaGeralNetflix demite 1.000 funcionários em maior corte desde 2022GeralWebinário do Dia Mundial da Alimentação discute segurança alimentar e inovaçãoPolíticaProjeto de Lei torna crime disseminar notícias falsas sobre saúdePolíticaProjeto permite Santas Casas a usar licitações do governo para insumosPolíticaCâmara aprova aumento de limite para microempreendedor e perdão de dívidasPolíticaProjeto de Lei cria marco regulatório para fintechs e combate a fraudesPolíticaHugo Motta promete votar reajuste do Simples Nacional até o fim do anoPolíticaCâmara aprova aumento de prazo para credores em recuperação judicial

Projeto permite Santas Casas a usar licitações do governo para insumos

Redação19 de outubro de 2026
Projeto permite Santas Casas a usar licitações do governo para insumos
© Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Texto está em análise na Câmara Da Agência Câmara - 08/10/2026 - 16:40 Deputado Beto Preto, autor da proposta - Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados O Projeto de Lei 3339/26 altera a Nova Lei de Licitações ( Lei 14.133/21 ) para auto

O Projeto de Lei 3339/26, em análise na Câmara dos Deputados, altera a Nova Lei de Licitações para permitir que hospitais filantrópicos e Santas Casas adquiram medicamentos e materiais médicos por meio de regime simplificado de compras.

O projeto possibilita a adesão às atas de registro de preços da administração pública, permitindo que essas instituições utilizem preços já negociados em grandes licitações. Outras formas de compras simplificadas incluem contratação direta em situações de desabastecimento, compras compartilhadas entre entidades filantrópicas e uso de plataformas públicas.

Para acessar essas facilidades, as instituições devem comprovar que destinam, no mínimo, 60% de seus atendimentos ao SUS, publicar contratos em um portal de transparência, demonstrar vantagem econômica real e obter autorização prévia do órgão que gerenciou a licitação.

O autor da proposta, deputado Beto Preto (PSD-PR), destacou que essas entidades são responsáveis por muitas internações e cirurgias do SUS, mas enfrentam dificuldades nas compras. Ele afirmou que a medida não gera novos gastos para a União, mas racionaliza os recursos já repassados.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde, Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, e precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado para se tornar lei.

Continue Lendo