domingo, 06 de setembro de 202612:00:36
Chuva 88%
TV Alagoas
EsportesFlamengo e São Paulo se enfrentam nas semifinais do Brasileiro FemininoEsportesBahia vence Bragantino por 3 a 2 e se mantém na zona da LibertadoresEconomiaCâmara aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresEsportesTV Brasil transmite Ferroviária e Flamengo no Brasileirão FemininoPolíticaAgenda dos presidenciáveis nesta quarta-feira (2) inclui entrevistas e visitasPolíticaAgenda dos presidenciáveis nesta quinta-feira (3) inclui entrevistas e eventosPolíticaGilmar Mendes propõe veto a delegados da PF como assessores no STFPolíticaZanin pede responsabilização por exposição de dados fiscaisEsportesAlison dos Santos conquista seu 3º título da Liga Diamante em BruxelasSaúdeSaúde dos Catadores oferece serviços médicos em Maceió a partir de hojeGeralSemsc apreende materiais de acumulador no Benedito BentesPolicialPais condenados a indenizar filho expulso por orientação sexual

Daqui pro Mundo: intercambistas iniciam viagem rumo à Inglaterra

Redação05 de junho de 2026
Daqui pro Mundo: intercambistas iniciam viagem rumo à Inglaterra
© Reprodução

Todos os 150 alunos chegam em solo britânico nesta sexta feira dia (05)

O clima no Centro de Convenções de Maceió, na tarde de quinta-feira (04), foi de uma mistura de ansiedade, lágrimas de saudade e muita expectativa. Passada a solenidade oficial de despedida promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os 150 estudantes da rede estadual de Alagoas arrumaram as malas e deram o primeiro passo em direção à Inglaterra, onde chegarão nesta sexta-feira (05).


Para dar conta da complexa logística e garantir o deslocamento seguro de todos, a caravana composta pelos 150 alunos e 8 professores monitores que farão o acompanhamento direto no exterior foi dividida em três ônibus e uma van. O grupo deixou a capital alagoana por volta das 13h30 com destino a Pernambuco.

Publicidade
Cesmac


A chegada ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre aconteceu por volta das 19h de quinta-feira para os primeiros passageiros. A delegação foi organizada em quatro grupos oficiais, cada um sob a responsabilidade de um Líder de Operação designado para coordenar os trâmites de embarque, escalas e conexões na Europa.


Vindo do interior do estado, o estudante Breno Alexandre, de 16 anos, morador de Colônia Leopoldina, não escondia o entusiasmo. O destino final dele e de parte dos alunos é a cidade litorânea de Brighton.


"É uma sensação muito complexa e confusa também. É a minha primeira vez viajando de avião, e ainda mais para um lugar tão longe como a Europa, na Inglaterra. Durante as 12 horas de voo, eu quero assistir ao máximo de filmes que conseguir. Vou tentar pelo menos assistir Harry Potter, que eu nunca vi", disse.


Estratégia de operação

Publicidade
Cesmac


Como os horários dos voos eram diferentes, a Seduc montou uma estratégia para garantir o conforto dos estudantes. Os Grupos 1 e 2 seguiram direto para o terminal aeroportuário às 19h para realizar os procedimentos de check-in dos voos noturnos daquela mesma quinta-feira. O Grupo 2 abriu os embarques às 21h20, em voo direto para Madri, na Espanha, seguido pelo Grupo 1, que decolou às 22h25 rumo a Lisboa, Portugal.


Já os integrantes dos Grupos 3 e 4 foram encaminhados inicialmente para um hotel em Recife, onde puderam jantar, descansar e aguardar o horário de seus respectivos embarques com mais comodidade. A saída do hotel ocorreu à 1h da madrugada desta sexta-feira (5), com o início do check-in no aeroporto realizado às 2h. Os dois grupos decolaram juntos no início da manhã, às 4h50, também com destino à capital portuguesa.




A chegada final em solo britânico, no Aeroporto de Heathrow (LHR), em Londres, ocorre progressivamente ao longo desta sexta-feira. O primeiro grupo a pousar na Inglaterra é o Grupo 2, previsto para 14h55 (horário local), após conexão em Madri. No fim da tarde, às 18h50, é a vez do Grupo 1 desembarcar após escala em Lisboa. Os Grupos 3 e 4 encerram a maratona de viagens no período da noite, com chegadas estimadas para as 22h05 e 22h55, respectivamente.


Os novos intercambistas da rede estadual passarão um mês vivendo a cultura britânica, estudando em instituições locais e expandindo horizontes que prometem transformar suas trajetórias acadêmicas e pessoais.

Fonte: Secom Alagoas

Continue Lendo