Poder conduzir uma moto elétrica submersa na água não é exatamente uma vantagem que o proprietário procura quando deseja trocar uma moto de combustão por ela, porém, é um benefício que existe nela quando é preciso enfrentar condições climáticas extremas.
Neste mesmo cenário, motos convencionais teriam ficado inutilizáveis ao terem seus motores submersos na água, com os seus cilindros cheios de água. Como motos elétricas não possuem um motor que precisa dessa passagem de ar, se elas forem impermeabilizadas o suficiente, conseguem se mover debaixo d'água.
No caso do Ryvid Anthem, a bateria tem classificação IP67, que é dada ao item que pode passar uma hora submersa em água até 1 metro de profundidade. Ou seja, seria possível, por exemplo, jogar a bateria na parte rasa de uma piscina, pescá-la de volta uma hora depois e ela ainda vai funcionar.
O modelo quase todo da Ryvid tem classificação IP67, exceto o display montado no guidão e seus conectores, que têm classificação IP65 (quando o item é impermeável contra jatos de água em qualquer ângulo, mas não aguentam ficarem submersos).
Dong Tran fundador da Ryvid, explica que o modelo pode funcionar mesmo se estiver submerso até a altura do guidão. "Ou até ainda mais fundo, você apenas corre o risco de não ter seu display funcionando", disse ele.
Conduzir qualquer veículo submerso na água não é algo recomendado. Especialmente em águas de enchentes com correnteza, onde o maior perigo é ser varrido, e não causar os danos que uma motocicleta elétrica pode ter pela água.
No entanto, o episódio conseguiu mostrar como as motocicletas elétricas podem ser bem protegidas, algo que pode ser de grande ajuda em locais que regularmente sofrem fortes inundações frequentemente.
Fonte: Olhardigital