sexta-feira, 28 de agosto de 202604:25:27
Pode chover 55%
TV Alagoas
PolíticaProjeto de lei propõe proibição de apostas em bets no BrasilPolíticaFlávio Bolsonaro se declara "carioca mais nordestino" em motociataPolíticaPrefeito de Maceió lança programa de proteção à mulherTecnologiaOpenAI revela invasão de agentes de IA em seus sistemas internosPolíticaFlávio Bolsonaro lidera intenções de voto em MS, diz QuaestTecnologiaTSE e Google lançam ferramenta contra deepfakes em eleiçõesGeralCapacitação gratuita para MEIs que desejam vender à Prefeitura de MaceióSaúdeHC Pet realiza primeiro mutirão de castração com 86 procedimentosGeraliPhone 16 de 256 GB com desconto de 43% no Mercado LivreTecnologiaSky Móvel expande cobertura para todo o Brasil com planos a partir de R$ 29,90PolíticaSTF retoma julgamento sobre vínculo trabalhista em appsGeralMaceió terá 349 voos extras da Azul na alta temporada 2026/2027

Unidades do Hemoal abrem hoje em horário especial para receber candidatos à doação

Redação08 de dezembro de 2023360 visualizações
Unidades do Hemoal abrem hoje em horário especial para receber candidatos à doação
© Reprodução

Além de funcionar ininterruptamente para liberar sangue aos hospitais e maternidades durante todo o feriado de Nossa Senhora da Conceição, as Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão abrir em horário especial para receber candidatos à doação. Com isso, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas vai assegurar que o estoque de hemocomponentes se mantenha estabilizado para atender as maternidades e os hospitais da capital e do interior.

Em Arapiraca, a Unidade Eldorado, vizinha à Escola Alternativa, vai abrir nesta sexta-feira (8) e no sábado, das 7h30 às 12h. Já em Maceió, a Unidade Trapiche, situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), vai abrir na sexta-feira e no sábado, das 7h30 às 17h; enquanto que a Unidade Via Expressa, localizada ao lado Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), vai funcionar das 7h30 às 17h nesta sexta-feira, e das 7h30 às 13h no sábado.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, lembra aos candidatos à doação de sangue que é necessário atentar para os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde (MS). Isso porque, além de ter peso igual ou superior a 50kg, idade entre 16 a 69 anos, e portar um documento de identificação oficial e original com foto, é obrigatório comparecer ao posto de doação acompanhado do responsável legal, caso seja menor de 18 anos.

Quanto ao voluntário que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, a gerente do Hemoal enfatizou que o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Já a pessoa que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19, o MS autoriza a doação.

Já o candidato que se vacinou contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas, caso o imunizante recebido tenha sido a CoronaVac; o que também se aplica à vacina contra a Influenza. O intervalo sobe para sete dias se o voluntário recebeu as vacinas AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente e Janssen, também destinadas a proteger contra a Covid-19. “Ter sido acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, impossibilita permanentemente de doar sangue. O voluntário que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento. O candidato deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, e deve evitar o consumo de alimentos gordurosos", orientou Verônica Guedes.

Fonte: Secom Alagoas

Continue Lendo