Golpes na Black Friday: como se proteger durante as compras?
A Black Friday é a oportunidade para consumidores economizarem nas compras e para os comerciantes faturarem mais.
Foto: Reprodução internet
A Black Friday é a oportunidade para consumidores economizarem nas compras e para os comerciantes faturarem mais. Mas não são só esses dois grupos que estão aproveitando o período. Criminosos também enxergam nele a chance de se beneficiar com a aplicação de golpes.
Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, entre janeiro e julho de 2023, o Brasil ultrapassou a marca de 5,6 milhões de tentativas de golpes. Se tivessem sido bem-sucedidas, teriam resultado em mais de R$ 31,3 bilhões em perdas para as empresas e consumidores.
Para evitar que mais pessoas caiam em golpes, a Serasa Experian deu algumas dicas de como se proteger:
Cuidados nas compras:
- Escolher sites e lojas confiáveis e com boa reputação;
- Desconfiar de ofertas muito atrativas;
- Ler avaliações e opiniões sobre o produto;
- Ter cuidado com o golpe do brinde e não fazer pagamentos para entregas não solicitadas;
- Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais ou SMS;
- Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
- Garantir que seus documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos.
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Cuidados com dados bancários:
- Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
- Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência;
- Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
- Não emprestar ou vender seus dados;
- Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
- Manter dispositivos atualizados;
- Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Como as empresas podem se proteger?
- Prezar pela autenticação com a mínima fricção na experiência do cliente, deixando os processos ágeis, seguros e sem atrito;
- Alertar os clientes sobre os golpes comuns no segmento;
- Proteger suas plataformas de pagamento online;
- Analisar perfis e comportamentos de consumo com risco;
- Confirmar a identidade dos seus usuários a fim de evitar o uso indevido de seus dados por terceiros ou fraudadores;
- Contar com soluções que acompanhem a evolução dos golpes, mantendo o consumidor protegido no processo de prevenção à fraude e combinando tecnologia, dados e inteligência.
Caio Rocha, Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, complementa os cuidados:
Para evitar fraudes, as empresas precisam ter uma estratégia de autenticação contínua que combine camadas de proteção em todas as etapas da jornada, garantindo que o consumidor é quem diz ser.
Como a Serasa estima riscos de fraudes?
Para avaliar o risco de fraudes na Black Friday, a Serasa Experian cruzou as estimativas de vendas da Confi Neotrust, que projetou R$6,92 bilhões em transações comerciais durante o evento, com a taxa de fraude dos modelos da Datatech.
Fonte: Olhardigital