Pref arapiraca - AQ. DE ALIMENTOS - 863
p.contas GOV
Detran 20-27.10
sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov fev - TEM,TEM,TEM 1 - Nov A.

Neuropsic√≥loga explica como preparar a criança para vivenciar o luto

Pr√≥ximo ao Dia de Finados, especialista destaca a necessidade de cuidar da sa√ļde emocional dos pequenos neste momento tão delicado

Por Redação em 23/10/2023 às 09:57:45
Reprodução

Reprodução

À medida que o Dia de Finados se aproxima, a conscientização sobre como o luto afeta não apenas os adultos, mas também as crianças é um debate que precisa ser feito. Acolher uma criança que est√° vivenciando o luto é um processo que requer empatia e compreensão. "O luto infantil é uma realidade que necessita de abordagem para evitarmos prejuízos que possam atrapalhar até mesmo o futuro", observou a neuropsicóloga Fernanda Barreto, apontando a necessidade de estratégias de enfrentamento.

Ela lembrou que o luto infantil, apesar de muitas vezes subestimado, é uma experi√™ncia desafiadora para os pequenos. "As crianças também sentem a perda, mas expressam seus sentimentos de maneira diferente dos adultos", enfatiza a neuropsicóloga. "É fundamental que os adultos ao redor validem os sentimentos da criança, oferecendo um ambiente seguro para expressar suas emoções", ressaltou a neuropsicóloga.

Dentro do lar, algumas estratégias podem ser adotadas para ajudar as crianças a processarem suas emoções com menos traumas no futuro. "O apoio e a comunicação aberta são essenciais para ajudar as crianças a navegarem através do desafio do luto, promovendo uma melhor transição dessa fase difícil da vida", analisou.

Manter uma rotina equilibrada e encorajar a expressão emocional através do di√°logo são passos importantes e que precisam de acompanhamento profissional. "Este é um passo vital para garantir que elas possam processar e trabalhar através de suas experi√™ncias de luto de maneira saud√°vel", disse.

Outro ponto apresentado como alternativa pela profissional é o uso a de atividades lúdicas. Ela lembrou que estes são recursos poderosos para ajudar as crianças a verbalizarem o que estão sentindo. "O uso da arte, música e jogos podem facilitar a expressão dos sentimentos das crianças. É através do brincar que a criança pode encontrar um meio de expressar e processar sua dor", apontou Fernanda.

TERAPIA

Para crianças que estão enfrentando ou j√° enfrentaram um processo de luto, a terapia infantil é uma estratégia valiosa. "A terapia pode proporcionar um espaço seguro para a criança explorar seus sentimentos, além disso, a terapia pode fornecer apoio essencial para os pais e respons√°veis, orientando-os em como melhor apoiar seus filhos durante esse período desafiador", explicou.

Fonte: Redação com assessoria

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
CESMAC 50 - NOV2023
SESI novo 2024

Coment√°rios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3