sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05

MPF prestigia lançamento da temporada 2024 da Quadrilha Junina Pé de Serra

Ações de fomento aos grupos culturais estão entre prioridades do Plano de Ações Sociourbanísticas, garantido pelo Acordo Socioambiental

Por Redação em 10/10/2023 às 12:13:10
Reprodução

Reprodução

No último domingo (8), o Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas marcou presença no evento de lançamento da temporada 2024 da Quadrilha Junina Pé de Serra, um dos grupos culturais originais do bairro Bebedouro, em Maceió/AL, afetado pelo afundamento do solo causado pela exploração de sal-gema pela empresa petroquímica Braskem.

No próximo ano, a Junina Pé de Serra celebrará seu 40º aniversário e tem como tema "Saudade de tu!", com o objetivo de resgatar a memória cultural do bairro. O tema incluirá referências à Mestra Hilda (Coco de Alagoas/Pagode), ao Mestre Benon (Guerreiro), às festas de fim de ano na praça Lucena Maranhão e às missas na Igreja Santo Antônio, entre outras. Deraldo Francisco coordena o grupo, cujo figurino de 2024 é assinado por Diogo Soares e conta com a direção artística de Arnold Lima.

A procuradora da República Roberta Bomfim, que faz parte do grupo de trabalho do MPF para o Caso Braskem em Alagoas, enfatizou os desafios enfrentados pelo processo de realocação destacando a importância da preservação da memória e cultura nos bairros afetados pelo afundamento do solo para as instituições que atuam no caso (MPF, MPAL e DPU).

E continuou: "O convite que recebemos para participar deste momento de alegria e união é uma honra para nós, reforçando nosso compromisso com a defesa da memória e cultura dos bairros. Estamos ansiosas para que as ações se tornem cada dia mais concretas", comentou Roberta Bomfim.

Eixo Cultural do PAS – No contexto do Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS), as ações urgentes e consensuais identificadas no Diagnóstico Técnico-Participativo, elaborado pela Diagonal, priorizam o Eixo Cultural. Após reuniões entre as instituições com Braskem, Diagonal e Município de Maceió, foi definido que serão lançados com brevidade os editais públicos de apoio e o programa de apoio aos grupos culturais.

Em relação à criação do inventário de patrimônio cultural imaterial, o MPF foi informado que está em discussão uma Proposta Técnica junto à UFAL/FUNDEPES para sua execução, com base na Ficha Técnica elaborada pela Diagonal no âmbito do PAS.

Quanto à disponibilização de um local provisório para ensaios dos grupos, Deraldo Francisco, da Junina Pé de Serra, comentou que recebeu a informação de que poderá utilizar as dependências da Escola Municipal Dom Miguel Fenellon Câmara, localizado no bairro Jardim Petrópolis II, indicada pelos grupos culturais por ser considerada central. No entanto, o Município de Maceió ainda não forneceu essa informação oficialmente ao MPF.

Entenda – A Quadrilha Junina Pé de Serra, assim como outros grupos culturais, enfrenta desafios devido à necessária realocação de parte de seus membros para outros bairros, em cumprimento às orientações da Defesa Civil visando a preservação da integridade física e da vida das famílias que residiam em imóveis localizados dentro do Mapa de Linhas de Ações Prioritárias da Defesa Civil.

Fonte: Ascom MPF

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
Clinica Sesi 25.03
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV