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Novas tecnologias na educação superior, com simulação realística é uma realidade no Cesmac. A simulação realística, amplia as relações entre teoria e prática, possibilitando experiências de aprendizagem simuladas como meio de otimizar competências e habilidades na formação acadêmica. A estratégia tem sido explorada nos laboratórios de ensino e centros de simulações da Instituição para proporcionar um ambiente reflexivo e de transformação para o desenvolvimento de competências essenciais ao cuidado centrado no paciente e alcance dos objetivos e resultados propostos no processo de aprendizagem e aprimoramento. O Dr. Fernando Sabia Tallo, mestre e doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em Clínica Médica, Anestesiologia e Medicina Intensiva, participou de reunião com Dr. André, coordenador geral do curso de Medicina, e também com os demais coordenadores dos cursos da área de saúde. Durante o encontro, o convidado que atua com essa realidade, reforçou a importância de reconhecer que as novas tecnologias nunca irão substituir o papel do profissional da saúde, mas sim fortalecer a técnica, sendo um complemento dos estágios e cenários existentes. Tallo é ainda coordenador da Residência de Clínica Médica, Chefe da Enfermaria de Clínica Médica Masculina da UNIFESP-EPM e professor titular de U/E da EPCM; foi presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM); coordenador do Comitê de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica; tesoureiro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica; e Diretor da Associação Médica Brasileira (AMB). O cenário de simulação realística em saúde é uma parte integrante e fundamental para o planejamento e organização dos cursos de formação profissional, capacitação e treinamento de profissionais de saúde, baseados em casos da vida real para treinar habilidades técnicas e não técnicas. O Cesmac oferece estrutura com clínicas e laboratórios, que contam com estes equipamentos, para as aulas práticas dos estudantes de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social, incluindo no acervo equipamentos tecnológicos de contribuição valiosa para o ensino na área da saúde. Exemplo do uso dessa tecnologia no ensino para a Atenção de Média e Alta Complexidade está no Simulador de Paciente Real BabySIM (CAE BabySIM) que, possibilita situações com alta fidelidade interativa com respiração espontânea e respostas fisiológicas. A tecnologia é um modelo fisiológico infantil de alta complexidade, desenvolvido para gerar respostas automáticas e realísticas em intervenções clínicas e administração de medicamentos. Diferente de outros simuladores, o BabySIM responde automaticamente as intervenções executadas pelos estudantes e apresenta reações reais, normalmente encontradas em pacientes humanos infantis. Tem ainda o Simulador Avançado "Caesar", que é voltado para o cenário adulto, sendo robusto e incrivelmente resistente, permitindo a simulação de ambientes extremos para tratamento imediato de pacientes com traumas, conhecido também como "Mad Men". Todos esses cenários de prática, incluindo Laboratório de Habilidades, Clínicas-Escolas, Centro de Inovação Tecnológica, entre outros, foram visitados pelo Dr. Fernando Tallo. A proposta do Cesmac é ainda a criação de um Grupo de Simulação Realística, para fortalecer esse processo na Instituição.

Edital do programa Oxetech Work será lançado nesta quinta-feira (09)

Por Redação em 08/02/2023 às 15:48:12

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), lança, nesta quinta-feira (9) às 16h30, no Centro de Inovação, no bairro do Jaraguá, a segunda fase do Programa OxeTech Work.

Com até 200 vagas de trabalho disponíveis na área da tecnologia, o edital estará disponível para consulta na plataforma oxetech.al.gov.br, a partir da sexta-feira (10).

Qualquer jovem que possua conhecimentos básicos na área de tecnologia ou áreas correlatas pode participar. Os selecionados receberão do Governo de Alagoas, bolsas no valor de R$ 1500 durante seis meses e, após esse período, a empresa contratante passa a assumir o salário do estudante por mais 12 meses, podendo este ser contratado ao final do processo e começar a fazer parte do quadro de funcionários da empresa.

O Oxetech Work, em sua primeira fase, já conectou mais de 60 jovens ao mercado de trabalho tecnológico do Estado que seguem se desenvolvendo e se capacitando em uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo.

Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, a ideia é ampliar, cada vez mais, esse programa que faz parte de uma trilha para profissionalização dos jovens, onde eles podem iniciar fazendo os cursos gratuitos da plataforma ou dos laboratórios, até chegar a conquistar uma vaga de trabalho.

"Vamos continuar ampliando o número de vagas para que os jovens tenham mais oportunidades na área de tecnologia e inovação. Nossa meta é ofertar 400 vagas anualmente, sendo 200 a cada semestre, totalizando 1600 oportunidades no próximo quadriênio", disse Silvio Bulhões.

Nova Lei da Inovação Tecnológica

Na ocasião, também será lançada e encaminhada à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), a Nova Lei da Inovação Tecnológica do Estado que passou por alterações e inclusões de terminologias e conceitos no que tange aos Marcos das CT&I e ao Marco Legal das Startups, incluindo novas nuances à Inovação e às próprias Startups, bem como as ideias de "Encomendas Digitais", "Bônus Tecnológico", "Aceleradora Incubadora de Empresas", "Cidades Inteligentes", "Vulnerabilidade Digital" e "Tecnologias Sociais", demonstrando uma maior complexidade no uso das CT&Is como veículos de mudanças sociais com Políticas Públicas que se atualizem ao cenário atual.

Fonte: Secom Alagoas

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