sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05

Câmara aprova indicação da vereadora Gaby Ronalsa que propõe uso de fogos de artifício silenciosos no Réveillon

Objetivo é preservar os idosos, as crianças, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA e os animais

Por Redação em 06/12/2022 às 15:57:38
Foto: assessoria

Foto: assessoria

A Câmara Municipal de Maceió, aprovou a indicação n° 287/2022, de autoria da vereadora Gaby Ronalsa, que solicitava o envio de expediente, em caráter de urgência, ao Prefeito, para serem adotadas as providências necessárias a fim de que os fogos de artifício que serão utilizados no Réveillon, assim como nos demais eventos promovidos pela prefeitura, sejam sem estampido, ou seja, sem barulho, visando preservar os idosos, as crianças, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e os animais.

Segundo a vereadora Gaby Ronalsa, autora da indicação, a presente proposta tem por objetivo solicitar que em todos os eventos realizados pela Prefeitura Municipal de Maceió, como, por exemplo, o Réveillon, não sejam utilizados fogos de artifício com estampido ou qualquer outro artefato pirotécnico que produza estampidos. O estampido dos fogos de artifício causam sérios problemas à saúde de alguns animais, bem como de idosos, de crianças e de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Autistas

O impacto negativo junto às pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA é imenso, já que as mesmas possuem uma hipersensibilidade sensorial ao barulho provocado por esses artefatos, que sobrecarregam as crianças dentro do espectro, gerando traumas e desorganização, provocando estereotipias em decorrência da sobrecarga dos sentidos, causando desconforto e até comportamentos repetitivos e/ou agressivos, por isso é tão urgente essa causa.

Gaby Ronalsa ainda comentou que esse compromisso foi assumido, com o deputado estadual Dudu Ronalsa, quando se comprometeram a não utilizarem fogos durante a campanha eleitoral de 2022, após receberem depoimentos de pais com relatos de crianças que apresentaram convulsões em decorrência do estímulo gerado pelo estampido dos fogos, principalmente após verem vídeo do Lucas, uma criança com TEA, que sofria com esse barulho.

"Precisamos, urgentemente, cuidar de todos, é primordial encontrarmos uma solução para que todos sejam contemplados, tanto os quem vivem da venda de fogos como quem, de alguma forma, sofre com o barulho dos fogos de artifício com estampido, em especial as pessoas com transtorno do espectro autista. Que a administração municipal atenda a demanda já aprovada no plenário da Câmara e execute logo", comentou a vereadora Gaby Ronalsa.

"É imprescindível esclarecer que a presente proposição não visa à proibição da utilização de fogos de artifícios visuais, somente solicito o não uso dos fogos barulhentos, ou seja, a beleza visual dos fogos vai permanecer, apenas sem o barulho que tanto incomoda e machuca. Vale lembrar que diversos municípios brasileiros já adotaram os fogos sem estampido", concluiu a parlamentar.

Fonte: Assessoria

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
Clinica Sesi 25.03
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV