sexta-feira, 28 de agosto de 202617:17:02
Chuva 84%
TV Alagoas
PolicialPRF/AL promove capacitação sobre Enfrentamento às Fraudes VeicularesPolicialPRF/AL promove capacitação sobre Enfrentamento às Fraudes VeicularesPolíticaSTF abre novo inquérito contra Juscelino Filho por emendas parlamentaresGeralMorre o criador do Caldinho de Capela, Patrimônio Cultural e Imaterial de AlagoasGeralDPU cobra R$ 5 bilhões da Braskem por prejuízo com minas de sal-gema abandonadas em MaceióGeral“Cinco anos depois, ainda temos aquele sentimento de quem está começando”, diz Rodrigo SampaioGeralMutirão Pelo Cliente Todo Dia leva serviços e benefícios a Penedo e Marechal DeodoroPolíticaHorário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (28); veja como será a propaganda em AlagoasSaúdeSaúde da Gente Especialidades oferece bolsas de colostomia no Pam SalgadinhoPolicialPM morre após sofrer mal súbito após teste de aptidãoGeral‘É um perigo para a sociedade’, diz pai sobre motorista que atropelou e matou atleta de jiu-jítsu em MaceióGeralMotorista de aplicativo perde o controle de carro e bate em poste no bairro do Farol

STF abre novo inquérito contra Juscelino Filho por emendas parlamentares

Redação28 de agosto de 2026
STF abre novo inquérito contra Juscelino Filho por emendas parlamentares
© Deputado Federal Juscelino Filho (União Brasil - MA), durante discussão e votação de Propostas Legislativas Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Investigação envolve o ex-ministro de Lula, que deixou a pasta das Comunicações em abril de 2025; defesa diz que ele ainda não foi chamado a prestar esclarecimentos Nícolas Robert Nícolas Robert

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um novo inquérito para investigar o ex-ministro das Comunicações e deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA) por suspeitas relacionadas ao uso de emendas parlamentares. Segundo a defesa, Juscelino ainda não foi intimado para prestar esclarecimentos e os fatos investigados já teriam sido abordados em outros processos. As informações foram publicadas pela revista Veja e confirmadas pela Jovem Pan.

Juscelino deixou o Ministério das Comunicações em abril de 2025, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar denúncia contra ele ao STF por suspeitas de desvio de emendas parlamentares quando era deputado federal.

Em nota enviada à Jovem Pan, a defesa afirmou que o novo inquérito deve permitir que os fatos sejam esclarecidos. Segundo os advogados, a investigação “repisa fatos já esclarecidos pela defesa em outros processos”.

A defesa também declarou que todas as emendas indicadas por Juscelino Filho seguiram as regras legais e foram destinadas, segundo ele, ao atendimento de demandas da população.

Nota da defesa de Juscelino:

Trata-se de inquérito que o Deputado Juscelino sequer foi intimido para prestar esclarecimentos e que, segundo a imprensa, repisa fatos já esclarecidos pela defesa em outros processos. Uma investigação isenta e objetiva servirá justamente para comprovar, mais uma vez, aquilo que a defesa vem demonstrando ao longo dos últimos anos.

Todas as emendas parlamentares de Juscelino Filho seguiram as regras legais e sempre foram guiadas pelo interesso público e no atendimento das demandas da população.

Assessoria Dep. Juscelino Filho


Investigação de 2024

Juscelino já foi investigado pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Benesse. Em junho de 2024, a PF o indiciou por suspeitas de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa em um caso envolvendo obras de pavimentação financiadas com recursos da Codevasf.

A investigação analisou obras em Vitorino Freire (MA), município que era administrado por Luanna Rezende, irmã do ex-ministro. Parte dos recursos havia sido indicada por Juscelino quando ele exercia o mandato de deputado federal.

Segundo a investigação, uma das obras teria beneficiado propriedades da família de Juscelino. O caso também envolveu a empresa Construservice.

Denúncia da PGR

Em abril de 2025, a PGR denunciou Juscelino ao STF por suspeitas relacionadas ao desvio de emendas parlamentares. Na ocasião, ele deixou o Ministério das Comunicações e reassumiu o mandato de deputado federal.

Juscelino nega as acusações. Na época, afirmou que, como deputado, apenas indicava emendas para financiar obras e que a execução, licitação e fiscalização dos projetos cabiam aos órgãos responsáveis.

Continue Lendo