segunda-feira, 07 de setembro de 202614:40:23
Sol
TV Alagoas
PolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembro

Saiba tudo sobre o buraco negro mais antigo do Universo no Olhar Espacial

Redação08 de agosto de 2025
Saiba tudo sobre o buraco negro mais antigo do Universo no Olhar Espacial

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, astrônomos confirmaram o buraco negro mais antigo e distante já identificado, que teria surgido cerca de 500 milhões de anos após o Big Bang.

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, astrônomos confirmaram o buraco negro mais antigo e distante já identificado, que teria surgido cerca de 500 milhões de anos após o Big Bang.

O monstro cósmico habita o coração de uma galáxia designada CAPERS-LRD-z9, existente quando o Universo tinha apenas 3% da idade atual. Isso significa que o buraco negro e a galáxia têm em torno de 13,3 bilhões de anos, de acordo com o estudo liderado pelo Centro de Fronteira Cósmica da Universidade do Texas, nos EUA. 

Buraco negro tem 300 milhões de vezes mais massa que o Sol

Talvez o mais impressionante neste buraco negro, encontrado graças ao Telescópio Espacial James Webb (JWST), da NASA, seja o tamanho gigantesco: ele tem cerca de 300 milhões de vezes a massa do Sol, o que equivale à metade de toda a massa estelar da própria galáxia. Um peso tão colossal, tão cedo na história cósmica, desafia as teorias atuais, que não previam crescimento rápido assim.
Buraco negro detectado em galáxia de 13,3 bilhões de anos é confirmado como o mais distante e antigo do Universo. Crédito da imagem: Erik Zumalt, Universidade do Texas em Austin.
A equipe pretende usar novas observações de alta resolução do JWST para investigar com mais precisão a composição da galáxia CAPERS-LRD-z9, a estrutura do buraco negro e seu papel na evolução galáctica.

Para falar sobre essa incrível descoberta, o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (8) recebe Ary Martins. Fundador e diretor do Clube de Astronomia Plêiades do Sul, ele se descreve como "astrônomo e cosmólogo autodidata, professor de guitarra/violão, divulgador científico e filósofo".

Ary Martins, divulgador científico fundador do grupo astronômico Plêiades do Sul, vai conversar com Marcelo Zurita, no programa Olhar Espacial desta sexta-feira (8), sobre o buraco negro mais antigo do Universo. Crédito: Arquivo Pessoal
Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramX (antigo Twitter)LinkedIn e TikTok.

Tags:
Big bangOlhar espacialCiência e espaçoBuracos negros supermassivosUniversoBuracos negros

Continue Lendo