quinta-feira, 08 de outubro de 202611:27:31
Chuva 67%
TV Alagoas
CulturaMinistra Margareth Menezes abre seminário sobre cultura em GoiâniaCulturaMinC abre prazo para envio do Plano de Aplicação da Aldir BlancCulturaMorre Juarez Machado, artista catarinense aos 85 anosGeralTelecomunicações conectam plataformas de petróleo e equipes em terraGeralBrasil Digital implanta estações de TV digital em 35 localidadesGeralCoruripe avança na transformação dos espaços públicos com novas praças e revitalizaçõesGeralAbstenções, votos brancos e nulos em AL equivalem a sete cadeiras na ALEGeralTCE-AL firma convênio com a UFAL para soluções em IAGeralNovo eixo viário vai interligar Arapiraca de leste a oesteGeralJustiça suspende aumento de R$ 142 mil no repasse à Câmara de MaribondoGeralPrefeitura de Atalaia cria 114 vagas para concurso públicoGeralEntenda como funciona uma emissora de rádio e seu processo de transmissão

Prefeitura de Arapiraca anuncia reajuste de 4,22% no IPTU de 2027

Redação08 de outubro de 2026
Prefeitura de Arapiraca anuncia reajuste de 4,22% no IPTU de 2027
© Foto: reprodução

Contribuintes poderão parcelar o imposto em até oito vezes, com vencimentos entre abril e novembro

A Prefeitura de Arapiraca anunciou um reajuste de 4,22% no valor venal dos imóveis utilizado para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2027. A atualização também será aplicada à taxa de coleta e destinação de resíduos sólidos. As medidas constam de portaria publicada no Diário Oficial dos Municípios desta quinta-feira, 8.

O percentual corresponde à inflação acumulada entre setembro de 2025 e agosto de 2026, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A atualização passa a valer em 1º de janeiro de 2027.

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, os contribuintes que optarem pelo pagamento do IPTU em cota única, até 30 de abril de 2027, terão direito a um desconto de 20% sobre o valor do imposto.

Publicidade
Cesmac

Quem preferir poderá dividir o IPTU e a taxa de resíduos sólidos em até oito parcelas, sem desconto, respeitando o valor mínimo de R$ 100 por prestação. A primeira parcela vencerá em 30 de abril e a última em 30 de novembro de 2027.

A portaria também prevê uma condição especial para imóveis com IPTU lançado acima de R$ 350 mil. Nesses casos, será permitido o parcelamento em três vezes, mantendo o desconto de 20%, com vencimentos em abril, maio e junho. Os boletos poderão ser emitidos pelo site oficial da Prefeitura de Arapiraca, após o lançamento do imposto.

Os contribuintes que discordarem dos valores cobrados terão até 30 de abril de 2027 para solicitar revisão junto à Secretaria Municipal da Fazenda. Já os pedidos de isenção ou reconhecimento de imunidade tributária poderão ser apresentados até 29 de outubro do mesmo ano.

A regulamentação foi assinada pelo secretário municipal da Fazenda, Lourinaldo José dos Santos, e estabelece as condições de pagamento dos tributos municipais para o próximo exercício.

Fonte: Redação com assessoria

Continue Lendo