segunda-feira, 07 de setembro de 202616:22:25
Sol
TV Alagoas
PolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembro

Polícia Federal troca delegado responsável pela investigação do escândalo do INSS

Redação15 de maio de 2026
Polícia Federal troca delegado responsável pela investigação do escândalo do INSS
© O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues

A Polícia Federal trocou nesta sexta-feira, 15, a equipe de delegados que conduzem o inquérito do escândalo do INSS, que mira um esquema de descontos associativos indevidos nas folhas de pagamentos de aposentados e de pensionistas.

A Polícia Federal trocou nesta sexta-feira, 15, a equipe de delegados que conduzem o inquérito do escândalo do INSS, que mira um esquema de descontos associativos indevidos nas folhas de pagamentos de aposentados e de pensionistas. Entre os suspeitos que estão sendo investigados, está o filho do presidente Lula, Fábio Luis Lula da Silva.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Federal questionando o motivo da mudança, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. A nova equipe do caso teria se encontrado com o ministro André Mendonça, relator do inquérito no STF, nesta sexta, 15. Contudo, a assessoria de imprensa da Corte não confirmou o encontro. O caso está em segredo de Justiça.

A mudança provocou a indignação da oposição ao governo Lula, que pediu a convocação do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, para se justificar no Congresso. “Trocar o delegado responsável pelo caso em um momento tão sensível exige transparência absoluta e respostas claras à sociedade. Quem não deve, não teme investigação”, disse o senador Carlos Viana, que foi presidente da CPMI do INSS. Ele também oficiou diretamente a PF, pedindo esclarecimentos a Rodrigues sobre a mudança.

As investigações sobre o escândalo do INSS, que já duram mais de um ano, prenderam em setembro passado o empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, que ficou popularmente conhecido como “Careca do INSS”. Ele foi apontado como principal operador do esquema.

A CPMI do INSS tentou avançar nas investigações do caso e terminou indiciando 216 pessoas — entre elas, Lulinha, ex-ministros de governo e parlamentares que também foram investigados pela PF. O colegiado obteve uma autorização provisória para continuar funcionando, dada pelo ministro André Mendonça, mas que foi derrubada pelo plenário do STF. Durante uma conturbada votação que avançou na madrugada entre os dias 27 e 28 de março, o relatório final da CPMI acabou sendo reprovado e terminou na gaveta. Publicidade

Fonte: Veja Abril

Tags:
MaquiavelInssPf - polícia federalpolítica

Continue Lendo