terça-feira, 13 de outubro de 202617:01:42
Chuva 61%
TV Alagoas
Saúde49% dos municípios estão em alerta ou risco para Aedes aegyptiPolíticaAncine institucionaliza Malha Fina como modelo permanente de análiseCulturaCírio de Nazaré reúne 2,3 milhões de pessoas em BelémCulturaQueijo Minas Artesanal: tradição e saberes em Paracatu (MG)EducaçãoMarisqueira celebra matrícula dos filhos em creche bilíngue em MaceióPolíticaPiaçabuçu: votação de Lelo Maia se multiplica por dez durante gestão interina questionada na Justiça.SaúdeSaúde convoca beneficiários do Bolsa Família para acompanhamentoPolíticaTSE suspende atualizações e novos seguidores do canal Exército do LulaPolicialPolícia Civil de SP prende três suspeitos de exploração de apostasGeralEspecialistas defendem cultura de prevenção em desastres naturaisPolicialGoverno lança programa para bloquear celulares em presídiosGeralMoradores denunciam descarte irregular de restos de comida em rua do Jacintinho

Piaçabuçu: votação de Lelo Maia se multiplica por dez durante gestão interina questionada na Justiça.

redação13 de outubro de 2026
Piaçabuçu: votação de Lelo Maia se multiplica por dez durante gestão interina questionada na Justiça.

Aliado de Kayro Castro, deputado saltou de 178 votos em 2022 para 1.874 em 2026 no município. Ação popular aponta influência de Kayro sobre a gestão de Wisney André. TRE/AL julga embargos nesta quarta-feira (14).

Nas eleições de 4 de outubro, o deputado estadual Lelo Maia (MDB) recebeu 1.874 votos em Piaçabuçu. Em 2022, quando disputou pelo [União Brasil], ele havia obtido 178 votos no município. O crescimento foi de 1.696 votos, cerca de 10,5 vezes a votação anterior.

A diferença entre as duas eleições está no arranjo político local. Em 2022, Kayro Castro, candidato derrotado a prefeito em 2024, apoiou Bruno Toledo (MDB), que fez 1.327 votos na cidade. Em 2026, Kayro e Lelo apareceram do mesmo lado: o site Piaçabuçu News apresentou Wisney André e Kayro como lideranças do mesmo grupo e incluiu Lelo entre os candidatos apoiados pela aliança. A votação de Lelo superou em 547 votos o resultado obtido quatro anos antes pelo candidato de Kayro.

Entre uma eleição e outra, mudou também quem administra a prefeitura. Desde o afastamento do prefeito Rymes Lessa, o município é comandado interinamente por Wisney André, cuja gestão agora é questionada na Justiça.

Publicidade
Cesmac

Ação popular aponta vínculos com Kayro

A ação popular, apresentada pelo advogado Thiago Duarte Cavalcante, pede que sejam examinados atos da administração interina. Segundo o autor, pessoas nomeadas pela gestão têm vínculos com Kayro Castro. A ação sustenta que as mudanças administrativas precisam ser analisadas diante da suspeita de desvio de finalidade e favorecimento político.

O ponto chama atenção porque Kayro não é um personagem neutro no caso. Ele figura como parte autora em uma das ações eleitorais que questionam a eleição de Rymes Lessa. Assim, quem foi à Justiça contra o prefeito eleito é, segundo a ação popular, quem passou a ter influência sobre a administração que ficou em seu lugar.

O nome de Lelo Maia também aparece em um episódio anterior à eleição. Na cobertura da TV Alagoas sobre a entrada de apoiadores de Wisney na prefeitura, em 28 de agosto, populares mencionaram a presença do parlamentar. O episódio foi marcado por denúncias de arrombamento.

Os números levantam uma pergunta que a ação popular ajuda a colocar: a estrutura da prefeitura, sob gestão interina, contribuiu para esse crescimento? A resposta caberá à Justiça, com base nos atos e documentos analisados no processo.

TRE/AL julga embargos nesta quarta

Paralelamente, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas deve julgar nesta quarta-feira (14) embargos de declaração em três processos relativos à eleição de 2024. O relator é o desembargador eleitoral Hélio Pinheiro Pinto, e não haverá sustentação oral. Os embargos servem para esclarecer omissões, contradições ou obscuridades nas decisões. Após esse julgamento, a discussão pode seguir para o Tribunal Superior Eleitoral.

Procurados, Wisney André, Kayro Castro e Lelo Maia [não se manifestaram até a publicação / ESPAÇO PARA RESPOSTA].

Continue Lendo