terça-feira, 13 de outubro de 202614:44:11
Chuva 61%
TV Alagoas
SaúdeSaúde convoca beneficiários do Bolsa Família para acompanhamentoPolíticaTSE suspende atualizações e novos seguidores do canal Exército do LulaPolicialPolícia Civil de SP prende três suspeitos de exploração de apostasGeralEspecialistas defendem cultura de prevenção em desastres naturaisPolicialGoverno lança programa para bloquear celulares em presídiosGeralMoradores denunciam descarte irregular de restos de comida em rua do JacintinhoGeralArapiraca abre Consulta Pública para usuários do transporte coletivoGeralPrefeitura de Penedo elimina lançamento de águas servidas e melhora qualidade de vida da populaçãoGeralMaceió modernizada é reconhecida e concorre aos selos Cidades Inteligentes e Ecossistemas de Inovação 2026EconomiaConsultorias da Câmara e do Senado indicam necessidade de ajustes no projeto do Orçamento para 2027GeralChã Preta abre concurso público com 68 vagas e salários de até R$ 7,2 milTecnologiaConectividade fortalece a produção rural ao permitir uso de novas tecnologias e acesso a informações mais precisas

Governo lança programa para bloquear celulares em presídios

Redação13 de outubro de 2026
Governo lança programa para bloquear celulares em presídios
© Divulgação/Seap/RJ

© Divulgação/Seap/RJ O Brasil tem, a partir desta terça-feira (13), plano voltado a impedir o uso irregular de celulares e outros equipamentos de telecomunicações dentro de presídios.

O Brasil tem, a partir desta terça-feira (13), um plano para impedir o uso irregular de celulares e outros equipamentos de telecomunicações em presídios.

O Programa Nacional de Neutralização de Comunicações Ilícitas em Estabelecimentos Penais prevê a atuação conjunta da União, estados e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para identificar e bloquear comunicações clandestinas em unidades prisionais.

Entre as ações está a criação do Cadastro Nacional de Perímetros de Segurança Penitenciária, que reunirá informações georreferenciadas dos estabelecimentos penais e suas áreas de entorno, mantido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e integrado ao Sistema Nacional de Informações Penais (Sisdepen).

O decreto regulamenta também o uso de bloqueadores de sinais de radiocomunicação em presídios, que poderão ser utilizados pelos entes federativos participantes do programa.

Plataforma

Para bloquear celulares irregulares, autoridades penitenciárias poderão encaminhar informações técnicas, incluindo o código de identificação do equipamento (Imei), por meio de uma plataforma digital que será disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em até 180 dias.

Continue Lendo