segunda-feira, 07 de setembro de 202614:33:17
Sol
TV Alagoas
PolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembro

Lua Mineral e “Pilares da Criação” nas imagens astronômicas da semana​

Redação14 de julho de 2026
Lua Mineral e “Pilares da Criação” nas imagens astronômicas da semana​

Toda sexta-feira, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou.

Toda sexta-feira, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos uma visão diferente da Lua e de uma icônica nebulosa. Confiram!

Foto da Lua sob uma perspectiva única ganha destaque nas imagens da semana! – Créditos: Patrick da Silva (@patrickysilvah)
A primeira imagem é da Lua em quarto minguante, mas com um aspecto incomum. Já estamos acostumados a vermos a Lua em fotos ou através das lentes de um telescópio, mas ela sempre se apresenta em tons de cinza.

Para essa imagem, foram utilizadas técnicas de pós-processamento que evidenciam pequenas variações na tonalidade das cores, destacando as diferentes composições químicas da superfície lunar.

As regiões mais azuladas aparecem onde há uma maior concentração de titânio, enquanto os tons mais alaranjados evidenciam a presença de minerais ricos em óxido de ferro. Por destacar as características da composição do solo lunar, esse tipo de fotografia é comumente chamada de "Lua Mineral".

pilares da criação nebulosa
“Pilares da Criação” em uma vista de tirar o fôlego! – Créditos: Hélder Guilherme Farias
Já a segunda imagem é um belo registro da icônica formação conhecida como "Pilares da Criação". Localizada no coração da Nebulosa da Águia, a cerca de sete mil anos-luz de distância, na direção da constelação da Serpente, essa estrutura cósmica é formada por colunas de nuvens moleculares erodidas por estrelas jovens e quentes.

É uma região de intensa formação estelar. Por isso, quando foi fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble, em 1995, acabou recebendo o nome de “Pilares da Criação” e se tornando uma das imagens mais icônicas registradas por ele.

Tags:
Imagens astronômicasLuaNebulosaCiência e espaço

Continue Lendo