Hamas aponta "arquiteto do 7 de outubro" como novo líder

Representante da linha mais dura do grupo, Yahya Sinwar assume após assassinato de antecessor no Irã.
Representante da linha mais dura do grupo, Yahya Sinwar assume após assassinato de antecessor no Irã. Acredita-se que ele esteja escondido em túneis de Gaza.O grupo fundamentalista islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, anunciou nesta terça-feira (06/08) que escolheu Yahya Sinwar como novo líder.
Ele sucede Ismail Haniyeh no cargo, chefe do braço político do Hamas que vivia exilado no Catar e foi morto em 31 de julho em visita a Teerã, no Irã.
A escolha sinaliza uma radicalização ainda maior do grupo e disposição de continuar a guerra: considerado o principal comandante do Hamas na Faixa de Gaza, Sinwar é apontado como arquiteto dos ataques terroristas de 7 de outubro a Israel que deixaram cerca de 1.200 mortos e resultaram no sequestro de cerca de 250 pessoas – destas, 111 continuam em Gaza, das quais 39 são dadas como mortas pelas forças israelenses.

Também indica que o braço militar do grupo prevaleceu sobre o político, dificultando ainda mais as negociações de cessar-fogo.
A nomeação de Sinwar, uma figura próxima do Irã, deve ser lida por Israel como uma provocação: representante da linha mais dura e beligerante do grupo, ele é um dos nomes mais procurados pelas forças israelenses. Acredita-se que ele esteja escondido nos túneis de Gaza.
Não está claro se Sinwar sairá do território, onde seu irmão, Mohamed Sinwar, é o candidato a assumir
Fonte: ISTO É DINHEIRO




