segunda-feira, 07 de setembro de 202614:37:23
Sol
TV Alagoas
PolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembro

Governo do Estado abre consulta pública sobre modernização de gestão da alimentação escolar

Redação04 de maio de 2026
Governo do Estado abre consulta pública sobre modernização de gestão da alimentação escolar
© Reprodução

Chamamento ao mercado busca soluções tecnológicas para ampliar eficiência, controle e transparência na rede estadual

O Governo de Alagoas abriu consulta pública para identificar soluções tecnológicas capazes de transformar a gestão da alimentação escolar na rede estadual de ensino. A iniciativa, conduzida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-AL), convida empresas a apresentarem sistemas que tornem os processos mais eficientes, transparentes e integrados.

O objetivo é mapear ferramentas capazes de otimizar a execução das políticas públicas de merenda escolar, ampliando o controle e a aplicação dos recursos. A proposta também visa dar suporte à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Mais Merenda no estado.

Os interessados podem acessar todas as informações, documentos e orientações, além dos canais para envio das contribuições, no site da Sefaz, acessando: www.sefaz.al.gov.br/licitacao, na seção “Consulta Pública – Sistema de Gestão para Alimentação Escolar”.

Publicidade
Cesmac

A consulta segue os princípios da transparência e da isonomia, garantindo acesso igualitário às informações. A partir das contribuições recebidas, o Estado pretende avaliar o nível de aderência das soluções disponíveis no mercado e sua compatibilidade com as demandas da rede pública estadual.

“Para os interessados em participar desta consulta pública, estruturamos um documento com diversas funcionalidades, construídas a partir do mapeamento dos processos e procedimentos necessários para uma gestão eficiente da alimentação escolar e dos recursos envolvidos. É fundamental que as empresas se atentem a todas as informações disponíveis e encaminhem suas propostas”, destacou o secretário em exercício do Tesouro Estadual, Marcos Freitas.

Segundo ele, a consulta tem caráter exploratório e não gera obrigações contratuais neste momento. “As contribuições recebidas servirão como subsídio técnico para futuras etapas de planejamento e eventual estruturação de processos licitatórios”, explicou.

A ação integra os esforços do Governo de Alagoas para modernizar a gestão pública, com foco na inovação, na eficiência dos serviços e na melhoria contínua do atendimento à população. O trabalho é conduzido pela Unidade de Gestão e Controle de Programa (UGCP Progestão), vinculada à Sefaz.

Fonte: Secom Alagoas

Continue Lendo