segunda-feira, 07 de setembro de 202615:24:39
Sol
TV Alagoas
PolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembro

Fala AI: OpenAI entra em uma “operação de guerra”

Redação09 de julho de 2025
Fala AI: OpenAI entra em uma “operação de guerra”

O aumento da concorrência e a busca pela liderança no mercado de inteligência artificial têm preocupado algumas desenvolvedoras.

O aumento da concorrência e a busca pela liderança no mercado de inteligência artificial têm preocupado algumas desenvolvedoras. A Meta, por exemplo, está contratando talentos de empresas rivais para se manter no topo. Já a OpenAI tem outra preocupação: não deixar que suas concorrentes a copiem.

Isso porque já existem denúncias de plágio de sistemas inteiros entre companhias rivais – uma situação que deixa a OpenAI em alerta. De acordo com o Financial Times, a desenvolvedora revisou suas operações de segurança para se proteger contra a chamada espionagem corporativa. A companhia limitou, por exemplo, o acesso da equipe a algoritmos confidenciais e novos produtos.

Empresa quer se blindar da espionagem de suas rivais (Imagem: Fabio Principe/Shutterstock)
A empresa também decidiu "isolar" informações consideradas prioritárias em computadores offline, implementar controles de acesso biométrico para áreas específicas, exigir aprovação explícita para conexões externas e até expandir o quadro de funcionários responsáveis pela proteção cibernética.

Esse reforço teria relação com lançamento da IA chinesa DeepSeek, que a dona do ChatGPT acusa de a ter copiado indevidamente. Verdade ou não, as medidas ajudam a evitar vazamentos de informações para outros concorrentes, além de resolver problemas de segurança interna.

Esse é o assunto da coluna Fala AI desta semana, com Roberto Pena Spinelli, físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial. Confira!

Tags:
Fala aiOlhar digital newsVideos

Continue Lendo