domingo, 11 de outubro de 202615:49:20
Pode chover 35%
TV Alagoas
GeralPrefeito Rodrigo Cunha anuncia funcionamento especial da Rua Aberta no feriado de 12 de outubroSaúdeExpedição do SUS amplia acesso de indígenas do Alto Rio Negro a consultas e exames especializadosGeralTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de LulaGeralAmazonas recebe aeronaves para combater queimadasGeralSantuário de Aparecida terá missas, consagração e procissão no feriadoSaúdeInaep amplia diálogo com Comitês de Ética em Pesquisa responsáveis por estudos de alta complexidadeSaúdeMinistério da Saúde abre consulta pública para atualizar classificação de risco de agentes biológicosSaúdeMinistério da Saúde abre inscrições para Mostra Nacional Brasil SorridenteGeralMDS esclarece regras dos programas sociais e alerta para notícias falsas durante as eleiçõesEconomiaGoverno edita 9ª medida provisória para conter efeito da guerra no preço dos combustíveisGeralMichelle defende vitória de Flávio para “libertar o capitão”GeralNunes Marques suspende propaganda de Lula contra Flávio e Gaspar

Expedição do SUS amplia acesso de indígenas do Alto Rio Negro a consultas e exames especializados

Redação11 de outubro de 2026
Expedição do SUS amplia acesso de indígenas do Alto Rio Negro a consultas e exames especializados

Ação em São Gabriel da Cachoeira prevê 743 atendimentos e procedimentos em clínica médica, pediatria, saúde da mulher, ultrassonografia e exames laboratoriais Entre os dias 8 e 15 de outubro, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza uma exped

Ação em São Gabriel da Cachoeira prevê 743 atendimentos e procedimentos em clínica médica, pediatria, saúde da mulher, ultrassonografia e exames laboratoriais

Entre os dias 8 e 15 de outubro, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza uma expedição de atenção especializada à saúde indígena no Amazonas. A ação será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Franklin Quirino, em São Gabriel da Cachoeira, e prevê 743 atendimentos e procedimentos para indígenas assistidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro.

Ao longo dos oito dias, estão previstas 120 consultas em clínica médica, 120 em pediatria e 263 atendimentos em saúde da mulher, além de 120 ultrassonografias e 120 exames laboratoriais. Os atendimentos também contemplam avaliação para diagnóstico de doenças crônicas e outros agravos, acompanhamento dos casos e articulação entre a Atenção Primária, a atenção especializada e os demais pontos da Rede de Atenção à Saúde.

Entre os públicos prioritários estão usuários da Casa de Saúde Indígena (Casai) de São Gabriel da Cachoeira que aguardam avaliação ou acompanhamento especializado, crianças com necessidade de atendimento pediátrico, mulheres com demandas ginecológicas, pessoas com doenças crônicas e pacientes com indicação para ultrassonografia e exames laboratoriais.

“Estamos levando a atenção especializada para mais perto dos povos indígenas, respeitando as características do território e de cada população. Essa ação permite reduzir o tempo de espera por consultas e exames, avançar no diagnóstico e dar continuidade ao cuidado. É o SUS chegando aonde as pessoas estão, respeitando as necessidades de cada população e garantindo uma atenção diferenciada’’, destacou a secretária adjunta da Sesai, Putira Sacuena, que acompanha a ação. 

A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, criado pela Lei nº 15.233/2025, e prevê atendimentos destinados à redução de demandas reprimidas e à continuidade do cuidado à saúde. A expedição é articulada pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), pelo DSEI Alto Rio Negro e pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), com a participação da Casai São Gabriel da Cachoeira e da rede local de saúde, em parceria com o Departamento de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (DMIRN) e com o Hospital Israelita Albert Einstein.

Atendimento estratégico em áreas de difícil acesso

O DSEI Alto Rio Negro abrange os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. São cerca de 29,9 mil indígenas, de 23 etnias, distribuídos em 650 aldeias e atendidos por 25 polos-base. A dispersão geográfica e a dependência dos transportes terrestre, fluvial e aéreo estão entre os principais desafios para garantir acesso regular à atenção especializada na região.

A Casai São Gabriel da Cachoeira tem papel estratégico nesse atendimento ao receber usuários provenientes dos 25 polos-base do DSEI Alto Rio Negro, além de pacientes oriundos de polos da área de abrangência do DSEI Yanomami localizados na região.

Edjalma Borges
Ministério da Saúde

Continue Lendo