sexta-feira, 16 de outubro de 202618:46:12
Sol
TV Alagoas
SaúdeManaus registra poluição atmosférica insalubre e suspende aulasGeralGoverno do Amazonas monitora saúde em municípios afetados por queimadasPolíticaFim da escala 6x1: nova emenda garante dois dias de descanso semanalGeralSão Paulo registra chuvas fortes e alertas nesta sexta-feiraPolíticaConsulta pública sobre políticas de igualdade racial encerra hojePolíticaHugo Motta destaca que MP aprovada melhora cursos de medicinaSaúdeCâmara aprova MP que condiciona registro de médicos a exame nacionalEducaçãoAprovada MP que torna obrigatória avaliação de estudantes de medicinaSaúdeCarreta do Agora Tem Especialistas oferece cardiologia na Penha (RJ)SaúdeAcesse a Caderneta Digital da Criança pelo Meu SUS DigitalGeralTRE-AL desmente boatos sobre mudança nos locais de votação para o segundo turnoGeralHospital Regional amplia atendimentos e fortalece a saúde de Palmeira dos Índios e região

Cozinhas solidárias de 13 estados e DF recebem alimentos do PAA

Redação16 de outubro de 2026
Cozinhas solidárias de 13 estados e DF recebem alimentos do PAA

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, iniciativa fortalece a agricultura familiar e amplia o acesso à alimentação adequada e saudável de pessoas em situação de vulnerabilidade social Publicado em 15/10/2026 15h06 Atualizado em 15/10/2026

Cozinhas solidárias de 13 estados e do Distrito Federal receberam, nesta quinta-feira (15.10), alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), durante uma mobilização nacional em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. Em Natal (RN), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, acompanhou a entrega de alimentos à Cozinha Solidária Iwaju Erê – Alimentação Ancestral.

A mobilização é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Além de oferecer refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social, as cozinhas solidárias promovem a convivência comunitária, valorizam a cultura local e articulam ações sociais nos territórios.

Publicidade
Cesmac

A programação em Natal incluiu uma roda de conversa com agricultores familiares, representantes de cozinhas solidárias, lideranças comunitárias e autoridades locais. O encontro promoveu o diálogo sobre o abastecimento de alimentos e o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional.

A mobilização reúne poder público e organizações sociais para fortalecer a produção e a distribuição de alimentos da agricultura familiar, contribuindo para o enfrentamento da fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional.

Distrito Federal

No Distrito Federal, foram entregues caixas de alimentos à Cozinha Solidária Comidinhas da Vovó. Entre os produtos estavam morangos, alface, mandioca, tomate, brócolis, batata-doce e coentro.

A atividade contou com a presença da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian dos Santos Rahal, e de Luiza Trabuco, diretora de Combate à Fome e Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Também foi realizada uma roda de conversa com agricultores familiares, representantes das organizações fornecedoras, lideranças das cozinhas solidárias e gestores públicos. O grupo discutiu segurança alimentar e nutricional e o papel do PAA e do Programa Cozinha Solidária na ampliação do acesso a alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar.

A agenda teve ainda a participação da ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, da presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, e de representantes da Conab e de cozinhas solidárias locais.

As atividades também foram realizadas em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Teresina, Fortaleza, Lauro de Freitas (BA), Recife, Belém, Boa Vista e Florianópolis. As ações ocorreram simultaneamente, das 9h às 12h, respeitando os horários de preparo e distribuição das refeições de cada cozinha.

Continue Lendo