segunda-feira, 07 de setembro de 202614:37:20
Sol
TV Alagoas
PolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembro

Corpo de santa morta há 442 anos continua em bom estado de conservação

Redação13 de setembro de 2024
Corpo de santa morta há 442 anos continua em bom estado de conservação

Santa Teresa de Jesús, também conhecida como Santa Teresa de Ávila, viveu na Espanha durante o século XVI.

Santa Teresa de Jesús, também conhecida como Santa Teresa de Ávila, viveu na Espanha durante o século XVI. Embora tenha falecido há 442 anos, a Igreja afirma que seu corpo permanece em bom estado de conservação.

Os restos mortais são guardados sob um rigoroso esquema de segurança: há 10 chaves para o túmulo — três estão com a Ordem dos Carmelitas Descalços, três com o padre geral dos Carmelitas em Roma, três com o Duque de Alba e uma com o rei. Esse sistema de segurança foi estabelecido no século XVII.

Cada grupo de chaves desbloqueia uma parte do túmulo: a grade, o cofre de mármore e o cofre de prata. A abertura do túmulo foi realizada no final de agosto e exigiu autorização do Papa Francisco.

Publicidade
Cesmac

O processo contou com a presença de cientistas e médicos italianos. O objetivo era realizar uma análise do corpo, do coração, de um dos braços e de uma das mãos da santa para um reconhecimento canônico do estado de conservação, conforme relatado pelo El País.

De acordo com a Diocese de Ávila, foi possível verificar que o corpo de Santa Teresa está conservado da mesma forma desde a última exumação em 1914. Os pesquisadores compararam o estado atual com fotografias tiradas há 110 anos, que mostram o rosto e os pés da santa.

Foram feitas novas fotografias e radiografias dos restos mortais, e todo o material foi enviado para um laboratório na Itália. Nas próximas semanas, um relatório com as conclusões científicas sobre a conservação da santa será divulgado.

Leia Também: Índios tupinambá reencontram manto sagrado após 335 anos na Europa

Tags:
mundo

Continue Lendo