Balsa naufraga na Guiana com 133 pessoas a bordo e 67 são resgatadas

Ao menos 67 pessoas foram salvas depois que uma balsa afundou na costa da Guiana na noite de sábado (18.
Ao menos 67 pessoas foram salvas depois que uma balsa afundou na costa da Guiana na noite de sábado (18.jul.2026). O navio tinha 133 ocupantes, sendo 116 passageiros e 17 tripulantes. Os dados são do governo local e da agência de notícias AFP (Agence France-Presse).
Mark Phillips, primeiro-ministro da Guiana, atestou que 15 crianças estão entre os sobreviventes. O governo não contabiliza mortes oficialmente até o momento, mas as buscas por dezenas de desaparecidos prosseguem no mar.
O ACIDENTE E O SOCORRO
O barco MV Barima saiu da capital, Georgetown, às 3h15, no horário local, rumo à cidade de Port Kaituma. Segundo o ministro do Trabalho, Juan Edghill, o alerta de emergência chegou às 23h01. A principal hipótese do governo é que o tombamento ocorreu depois que a estrutura foi atingida por uma onda de grandes proporções.As ações de salvamento ganharam força de madrugada e reúnem a Guarda Costeira militar e embarcações civis. Um 2º navio foi enviado à região para servir de base médica temporária. Com 87 anos de uso, a balsa levava 250 coletes salva-vidas, 2 botes rígidos e 6 infláveis.
RELATO DE PASSAGEIRO
O jovem Wayne Kitson, de 18 anos, sobreviveu nadando por cerca de 6 horas. À emissora local Kiskadee Watch, Kitson declarou que o naufrágio surpreendeu a todos enquanto dormiam. Ele sofreu cortes superficiais no pescoço, braço e perna, e afirmou temer pelo destino da mulher e da filha, que o acompanhavam na viagem.LOCALIZAÇÃO E DISPUTA
Port Kaituma situa-se no interior, na região de Essequibo. A rota padrão exige passagem pelo oceano antes da entrada fluvial. O território de Essequibo tem 160 mil km² e é rico em petróleo. A área é controlada pela Guiana há mais de 1 século, mas vive sob tensão diplomática constante por ser reivindicada historicamente pela Venezuela.Fonte: Poder 360




