segunda-feira, 07 de setembro de 202614:32:12
Sol
TV Alagoas
PolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembro

5G com dias contados? 6G já tem data para chegar

Redação26 de novembro de 2024
5G com dias contados? 6G já tem data para chegar

O 5G ainda não chegou para todos e já começará a ser substituído pelo 6G em 2030.

O 5G ainda não chegou para todos e já começará a ser substituído pelo 6G em 2030. Pelo menos é o que prevê a Ericsson. Segundo a empresa sueca de tecnologia, as primeiras redes móveis com tecnologia de sexta geração serão ativadas no fim da década.

Confira o que o 6G deve trazer de novo, segundo o relatório Ericsson Mobility Report divulgado nesta terça-feira (26).

O que muda com o 6G?

  • É esperado que o 6G entregue mais velocidade, baixa latência e eficiência energética;
  • Embora as especificações da tecnologia ainda estejam em definição pela indústria de telecomunicações, o relatório da Ericsson sugere que a rede móvel de sexta geração possibilitará novas aplicações em áreas como realidade mista e até comunicação holográfica;
  • Objetos virtuais devem poder “conversar” com elementos físicos ao nosso redor, por exemplo;
  • A rede terá ainda inteligência artificial e capacidade de coletar e processar dados, além de mapear ambientes em tempo real;
  • A ideia é que a nova rede móvel funcione também via satélite, oferecendo conectividade global.
Nova rede móvel pode funcionar também via satélite, oferecendo conectividade global. (Imagem: Shutterstock)
Leia mais Por fim, é esperado que as mesmas faixas de frequência do 5G sejam usadas pelo 6G, com a adição de novas bandas ainda não selecionadas. Uma deles pode ser a de 6 GHz, atualmente destinada para redes Wi-Fi e telefonia celular.

Vale mencionar que a Coreia do Sul planeja ser a primeira nação a disponibilizar rede 6G para uso comercial. O objetivo é disponibilizar a rede de sexta geração já em 2028, adiantando em dois anos o planejamento anterior do país.

Tags:
6gProRede móvel5g

Continue Lendo