segunda-feira, 21 de setembro de 202602:40:30
Chuva 63%
TV Alagoas
SaúdeBrota na Grota e Saúde da Gente Itinerante em seis areninhas esta semanaGeralMaceió realiza mutirão de limpeza em praias no Dia Mundial da LimpezaGeralEducação ambiental da Alurb inspira município de Gravatá (PE)PolíticaLula sanciona lei para Política Nacional de Minerais CríticosPolíticaCandidatos à presidência intensificam campanha no fim de semanaCulturaFestival Cine Inclusão 60+ promove debate sobre envelhecimento até 27 de setembroCulturaFilme de André Novais ganha Troféu Candango no Festival de BrasíliaEsportesBrasil encerra Copa do Mundo de ginástica com cinco medalhasEsportesVasco conquista o título do Brasileirão Feminino Série A2CulturaMuseu do Folclore exibe bordados do Vale do Jequitinhonha até 29 de novembroPolíticaEscritório de Moraes nega vínculo pessoal em viagem de jatinhoGeralFragmentação de dados prejudica prevenção de feminicídios

Produção de arroz tem potencial de crescer mais de 40% com investimentos do Governo de Alagoas

Redação29 de janeiro de 2025
Produção de arroz tem potencial de crescer mais de 40% com investimentos do Governo de Alagoas
© Reprodução

Secretaria de Estado da Agricultura realiza ações de fortalecimento da cadeia produtiva através do Alagoas Mais Arroz

O Governo de Alagoas está investindo na produção de arroz. O vice-governador Ronaldo Lessa e a secretária de de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), Aline Rodrigues, assinaram a criação da Câmara Setorial da Rizicultura e anunciaram investimentos na cadeia produtiva através do programa Alagoas Mais Arroz. A ação da Seagri ocorreu na terça-feira (28), em solenidade na Vice-Governadoria.

As ações estão sendo aplicadas na região do Baixo São Francisco, atendendo quase 300 produtores dos municípios de Igreja Nova, Penedo e Porto Real do Colégio. Entre os anos de 2024 e 2025, serão aportados aproximadamente R$ 4 milhões em investimentos, com potencial de aumentar em até 42% a produção de arroz em Alagoas nos próximos anos.

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado deve alcançar uma safra de 23,4 mil toneladas nesta safra 2024/2025, um aumento superior a 4% em relação à safra anterior, quando foram produzidas 22,4 mil toneladas de arroz.

Publicidade
Cesmac



“Alagoas também é um estado agrícola e ficamos muito felizes de ver o avanço que estamos tendo no setor agropecuário, sobretudo na agricultura familiar. O programa é uma inovação e vai ajudar muito nosso estado. O setor da rizicultura está ganhando um impulso e isso beneficia os produtores rurais. E a criação da Câmara Temática vai ajudar também a promover estudos na área e corrigir distorções, ouvindo todos que estão inseridos na cadeia produtiva do arroz”, destacou o vice-governador, Ronaldo Lessa.

O programa Alagoas Mais Arroz é um recorte do Planta Alagoas e que atua, desde 2024, como um conjunto de estratégias articuladas para aumentar a produtividade dos agricultores familiares. Entre as ações estão a distribuição de sementes selecionadas, capacitação técnica continuada, acompanhamento técnico profissional, incentivos fiscais, investimento em maquinários, fomento a projetos produtivos agrícolas e de beneficiamento, ganham reforço com o Governo Federal.

“Estamos entregando resultados de uma política pública de qualidade, voltada para o agricultor familiar, que beneficia diretamente a população que consome arroz. O Governo de Alagoas estreia com esse pacote de fomentos na rizicultura. Entregamos maquinários, sementes, levamos assistência técnica e esses investimentos não irão parar. O que é plantado em Alagoas ainda representa 13% do que é consumido dentro do estado. Nossa perspectiva é de que, num médio prazo, a produção seja ampliada, gerando mais renda no campo e, principalmente, levando alimentos para os lares dos alagoanos”, declarou a secretária Aline Rodrigues.

Publicidade
Cesmac

Parceria para fortalecer o setor produtivo

A criação da Câmara Setorial da Rizicultura do Estado de Alagoas também é uma das ações que tem objetivo de fortalecer e formalizar a representatividade dos interesses dos produtores de arroz junto ao poder público estadual, num ambiente de trocas de experiência, conhecimentos, desenvolvimento e implementação de políticas públicas de fortalecimento da cadeia produtiva, do campo até à indústria.

O Alagoas Mais Arroz também conta com a parceria com as unidades Embrapa Alimentos e Territórios (AL) e Arroz e Feijão (GO), buscando melhorar os manejos produtivos e trazendo novas variedades de arroz para Alagoas.

“Acho importante essa parceria com o Governo de Alagoas e com toda a sociedade alagoana. É gratificante ver uma política pública focada numa população que demanda alimentos nutritivos, saudáveis e disponíveis. E o governo tem cumprido esse papel com um olhar voltado para garantir a segurança nutricional do seu povo”, revelou o chefe-geral da Embrapa Alagoas, João Flávio.

Fonte: Secom Alagoas

Continue Lendo