sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril

Satélites Starlink atrapalham foto de Cometa do Diabo

Astrônomos vêm monitorando o cometa 12P/Pons-Brooks enquanto ele se aproxima do Sol para um encontro no mês que vem.

Por Adeilson em 04/04/2024 às 08:08:54

Astrônomos vêm monitorando o cometa 12P/Pons-Brooks enquanto ele se aproxima do Sol para um encontro no mês que vem. E os observadores posicionados no hemisfério norte são os que têm a visão mais privilegiada do objeto.

Sobre o Cometa do Diabo:

  • O objeto espacial denominado de 12P/Pons-Brooks (12P) é um cometa criovulcânico;
  • Ele é composto de uma concha dura e gelada cheia de gás, poeira e gelo e uma cauda feita do material que vaza do seu interior;
  • Seu apelido "Cometa do Diabo" é devido ao formato de chifre que sua cauda assume quando ele entra em erupção;
  • Ele tem uma órbita elíptica que dura cerca de 71 anos e vai atingir o periélio (ponto mais próximo do Sol) em 21 de abril.

A passagem do cometa 12P está oferecendo uma rara chance para astrônomos profissionais e amadores vislumbrarem um objeto conhecido por suas espetaculares explosões de gás e poeira.

O problema é que a visão desse corpo celeste pode ser atrapalhada por certos elementos um tanto "inconvenientes", embora muito úteis, presentes em grande quantidade na órbita da Terra: os quase seis mil satélites da megaconstelação Starlink, serviço de internet de longo alcance da SpaceX.

Foi o que aconteceu com uma foto feita pelo astrofotógrafo Richard Schrantz, de Nicholasville, Kentucky, EUA. À plataforma de meteorologia e climatologia espacial Spaceweather.com, ele disse que tentou capturar o cometa no dia 28 de março, mas mesmo com um campo de visão de apenas 1,75 grau de largura, ele foi "bombardeado por satélites".

Cometa do Diabo fotografado de Nicholasville, em Kentucky, nos EUA, dia 28 de março de 2024. Crédito: Richard Schrantz via Spaceweather.com

Cometa do Diabo está no melhor momento de ser observado (no hemisfério norte)

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, o Cometa do Diabo está em seu melhor momento de observação – apenas para o hemisfério norte, no entanto. Esta semana, de acordo com o Spaceweather.com, o objeto está em magnitude 4, sendo um alvo fácil para pequenos telescópios e câmeras posicionados acima da linha do equador, além de não haver Lua para interferir em uma longa exposição.

No entanto, o risco de ter a imagem prejudicada pelas espaçonaves Starlink é alto, pois o cometa 12P é especialmente vulnerável a esse tipo de "bombardeio". O motivo tem a ver com a localização e a hora do dia que o cometa é registrado.

O melhor momento para ver o 12P é logo após o pôr do Sol, quando o cometa pode ser encontrado caindo no céu ocidental. No entanto, esta também é a melhor hora para ver satélites, que brilham na luz solar de alta altitude ao cair da noite.

Leia mais:

Quem estiver nas áreas favorecidas e quiser fotografar o Cometa do Diabo deve tentar fazer uma série de exposições curtas e, em seguida, descartar as cruzadas por satélites (se houver). A combinação das fotos "limpas" pode produzir uma imagem como esta abaixo, obtida por Fritz Helmut Hemmerich, no último domingo (31), de Tenerife, nas Ilhas Canárias-Espanha.

Impressionante imagem do cometa 12P capturada em 31 de março de 2024, de Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha. Crédito: Fritz Helmut Hemmerich via Spaceweather.com

Satélites à parte, o cometa 12P é um ótimo alvo para astrofotógrafos amadores. Ele estará no céu noturno do hemisfério norte durante toda a semana e pode até ser visível durante o eclipse solar de 8 de abril.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV