sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov. TEM,TEM,TEM - abril

Neuropsicóloga destaca cuidados necess√°rios para o desenvolvimento cognitivo na primeira infância

Momentos com os pais unindo brincadeiras e a presença terap√™utica contribuem decisivamente no alcance dos resultados no longo prazo

Por Redação em 19/02/2024 às 12:00:34
Reprodução

Reprodução

A primeira infância é um período crucial na formação das bases do desenvolvimento humano. Em casa, os pais t√™m a oportunidade de desempenhar um papel significativo ao criar um ambiente propício para estimular o crescimento cognitivo, emocional e motor de seus filhos. Saber aproveitar essa oportunidade para estimular as necessidades individuais de cada criança pode ser decisivo no longo prazo.

A neuropsicóloga Fernanda Barreto est√° entre os profissionais que destacam a importância desses primeiros anos na construção das estruturas cerebrais fundamentais para melhorar os resultados cognitivos na fase adulta. "O ambiente em que a criança se desenvolve desempenha um papel crucial no estabelecimento de conexões neurais saud√°veis e na preparação para futuros aprendizados", enfatizou.

Ao criar um ambiente rico em estímulos, os pais podem contribuir significativamente para o desenvolvimento infantil. "A diversidade de estímulos visuais, auditivos e t√°teis é essencial. Isso ajuda a moldar a percepção de mundo da criança", comentou Fernanda, observando a importância da presença terap√™utica para reforçar a qualidade do acompanhamento emocional.

Ao adotar uma abordagem consciente, os pais podem desempenhar um papel ativo na promoção do desenvolvimento infantil saud√°vel. Incorporar estímulos variados, recursos lúdicos e brincadeiras sensoriais, sob a orientação de profissionais como neuropsicólogos, proporciona uma base sólida para o florescimento das habilidades das crianças na primeira infância. "A união entre essas duas estratégias tem apresentado os melhores resultados para a ci√™ncia até agora. Estou entre os que defendem essa pr√°tica", acrescentou.

BRINCAR

As brincadeiras sensoriais são fundamentais para o desenvolvimento. "Ao expor a criança a diferentes texturas, sons e aromas, estamos contribuindo para o desenvolvimento do sistema nervoso e das habilidades motoras", explica a neuropsicóloga. "Cada criança é única, e é crucial adaptar estratégias de estímulo ao seu ritmo de desenvolvimento", destacou.

Brinquedos educativos desempenham um papel crucial no estímulo cognitivo. Para Fernanda, os jogos que desafiam a mente da criança promovem habilidades como resolução de problemas e criatividade, preparando-as para enfrentar desafios futuros.

Fonte: Redação com assessoria

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Coment√°rios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV