sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Maio Amerelo Detran

Vulcões submarinos são encontrados vazando no fundo do Oceano Antártico

Um grupo de cientistas mapeou uma região do fundo do mar entre a Tasmânia e a Antárctica e encontrou uma cadeia de vulcões submarinos que podem afetar correntes oceânicas acima deles e que é porta de entrada para o calor adentrar o continente gelado.

Por Adeilson em 03/01/2024 às 03:38:23
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Um grupo de cientistas mapeou uma região do fundo do mar entre a Tasmânia e a Antárctica e encontrou uma cadeia de vulcões submarinos que podem afetar correntes oceânicas acima deles e que é porta de entrada para o calor adentrar o continente gelado.

Para o mapeamento, foram usados dados coletados pelo novo satélite SWOT (Águas Superficiais e Topografia Oceânica) da NASA, que mede a altura do oceano e dados oceânicos coletados a bordo do navio de pesquisa australiano “Investigator”. As medições revelaram uma cadeia montanhosa submarina que se estende por cerca de 20 mil quilômetros quadrados, composta por oito vulcões submarinos adormecidos, na qual quatro deles eram desconhecidos pela ciência.

Para quem tem pressa:

  • Os vulcões estão abaixo da Corrente Circumpolar Antártica que funciona como uma barreira para o continente antártico;
  • Acredita-se que a formação da corrente está interligada com o surgimento dos vulcões;
  • Foi encontrado um vazamento nessa barreira que pode contribuir para o derretimento do gelo antártico.

Os vulcões e a corrente oceânica

Os vulcões ficam em média a cerca de 4000 mil metros de profundidade, podendo atingir até 1500 metros de altura e estão localizados abaixo da corrente oceânica mais forte do mundo: a Corrente Circumpolar Antártica. Ela corre no sentido horário ao redor da Antártica e funciona como uma barreira em torno do continente, impedindo que a água quente adentre e derreta o gelo. Acredita-se que os vulcões de alguma forma influenciaram no seu surgimento.

A Corrente Circumpolar Antártica ‘sente’ o fundo do mar e as montanhas em seu caminho, e onde encontra barreiras como cristas ou montes submarinos, ‘oscilações’ são criadas no fluxo de água.

Helen Phillips, co-cientista-chefe da pesquisa

As oscilações causadas pelos vulcões formam redemoinhos que se separam das correntes oceânicas e desempenham um papel importante no transporte de calor e carbono da superfície para o fundo do oceano.

Leia mais:

No entanto, a área mapeada revelou um lugar onde a barreira parece estar vazando e deixando o calor chegar na Antártica, consequentemente contribuindo para o derretimento do gelo e o aumento do nível do mar.

Em um comunicado, os pesquisadores explicaram que o vazamento não é novo, mas que esperam que os novos mapas ajudem a prever como ele irá evoluir enquanto as mudanças climáticas aquecem o oceano.

O conhecimento da profundidade e da forma do fundo do mar é crucial para quantificarmos a influência das montanhas, colinas e vales submarinos na Corrente Circumpolar Antártica e no vazamento de calor em direção à Antártida.

Helen Phillips

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV