sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Maio Amerelo Detran

A IA pode prever o horário da sua morte, revela estudo

Já imaginou se tecnologia pudesse prever o futuro? Não estamos falando do filme de 2002 Minority Report ou qualquer roteiro de filme de distopia cyberpunk, mas sim de uma nova pesquisa que sugere que a inteligência artificial (IA) pode ser programada para prever eventos na vida das pessoas.

Por Adeilson em 19/12/2023 às 13:47:41

Já imaginou se tecnologia pudesse prever o futuro? Não estamos falando do filme de 2002 Minority Report ou qualquer roteiro de filme de distopia cyberpunk, mas sim de uma nova pesquisa que sugere que a inteligência artificial (IA) pode ser programada para prever eventos na vida das pessoas.

O estudo realizado pela University of Copenhagen (Dinamarca) e Northeastern University (Estados Unidos) revela que é possível utilizar grandes quantidades de dados sobre a vida das pessoas para treinar modelos de IA designados como "transformer models" ("modelos transformadores", em português).

Leia mais:

O modelo criado foi nomeado de "Life2vec" e funciona de forma semelhante ao ChatGPT, com sua capacidade de processamento de linguagem, como explica o estudo. A IA foi treinada com dados de saúde e mercado de trabalho de seis milhões de dinamarqueses.

Além do processamento de linguagem, o diferencial do modelo é sua uma alta capacidade de organização dados sistematicamente, o que permite prever o que acontecerá na vida de uma pessoa.

Após seu treinamento, o modelo foi usado numa fase inicial, em que os cientistas puderam demonstrar que ele supera redes neurais avançadas, e descobriram que a IA pode prever resultados como personalidade da pessoa e até mesmo o "horário da sua morte com alta precisão".

O que é emocionante é considerar a vida humana como uma longa sequência de eventos, semelhante à forma como uma frase numa língua consiste numa série de palavras. Este é geralmente o tipo de tarefa para a qual são usados ??modelos de transformadores em IA, mas em nossos experimentos, nós os usamos para analisar o que chamamos de sequências de vida, ou seja, eventos que aconteceram na vida humana.

Sune Lehmann, professor da University of Copenhagen que liderou o estudo

Basicamente, o que o Life2vec faz é codificar os dados obtidos e organizar diferentes informações a partir deles, como hora de nascimento, escolaridade, educação, salário, moradia e saúde. Com esses dados, o modelo encontra padrões para fornecer os resultados.

Segundo os cientistas, os resultados da IA estão de acordo com descobertas das Ciências Sociais. Por exemplo: "indivíduos que ocupam uma posição de liderança ou com rendimentos elevados têm maior probabilidade de sobreviver", como relata o estudo.

Sune Lehmann, autor do estudo e professor da University of Copenhagen, explica que apesar da previsão ser impressionante, o que mais chama a atenção nesse modelo é sua capacidade de fornecer respostas precisas:

Usamos o modelo para abordar a questão fundamental: até que ponto podemos prever eventos no seu futuro com base nas condições e eventos do seu passado? Cientificamente, o que é entusiasmante para nós não é tanto a previsão em si, mas os aspectos dos dados que permitem ao modelo fornecer respostas tão precisas.

Sune Lehmann, professor da University of Copenhagen que liderou o estudo.

Por outro lado, os pesquisadores lembram que a IA não é perfeita e pode representar riscos éticos envolvendo a proteção de dados confidenciais, privacidade e resultar em preconceito com os dados analisados.

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
Clinica Sesi 25.03
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV