sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05

Vacina contra a dengue segue disponĂ­vel em unidades de saĂșde de Maceió; confira as recomendações

Por Redação em 15/05/2024 às 08:49:44
Reprodução

Reprodução

Iniciada pela Secretaria Municipal de SaĂșde (SMS) na Ășltima segunda-feira (13), a vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue segue sendo aplicada nas unidades de saĂșde de Maceió.

A imunização, que vem sendo feita com a nova vacina aprovada pela Anvisa, o imunizante Qdenga, é uma estratégia do Ministério da SaĂșde para prevenir e combater o aumento de casos de dengue no PaĂ­s.

De acordo com Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização do MunicĂ­pio, o imunizante é seguro e tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

"DaĂ­ a importância dos pais e responsĂĄveis garantirem a dose da vacina para seus filhos na faixa etĂĄria de 10 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). As doses estão disponĂ­veis nas salas de vacina de segunda a sexta-feira. É só procurar uma unidade de saĂșde com a caderneta de vacinação e o Cartão SUS ou CPF da criança ou adolescente, para protegĂȘ-lo da doença e seus efeitos mais severos", reforça Eunice.

Com a meta de imunizar 90% do pĂșblico alvo de 63.640 crianças e adolescentes, as equipes das unidades de saĂșde tĂȘm procurado mobilizar as usuĂĄrias em todas as ĂĄreas da cidade.

A pequena JĂșlia, de 10 anos, foi uma das primeiras crianças a serem vacinadas no 2Âș Centro de SaĂșde, localizado na Praça da Maravilha, no Poço. De acordo com a mãe da menina, ela quis ser imunizada logo que o inĂ­cio da vacinação contra a dengue foi anunciado pela SMS porque, segundo ela, "os mosquitos estão matando muita gente".

"A gente tem visto nas reportagens o nĂșmero crescente de casos, então, se tem uma vacina disponĂ­vel é importante que os pais venham, pois além de ser uma proteção a mais para nossas crianças, ajuda a manter a caderneta de imunizações em dia, reduzindo o risco de doenças", reforçou a pedagoga Cristiane Menezes, mãe da JĂșlia.

Confira AQUI as recomendações sobre o esquema vacinal e contraindicações para a vacinação contra a dengue.

Fonte: Secom Maceió

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
Clinica Sesi 25.03
CESMAC 2024.2 728x90 l1

ComentĂĄrios

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV