sebrae 728x90
Gov. TEM,TEM,TEM - abril
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05

Toroca: A Vida Dedicada ao Voleibol Brasileiro

"Confesso que, nesses tempos de insensibilidade e pouca valorização da história, essa ideia me fez lembrar momentos importantes da minha vida e do voleibol alagoano" - Toroca

Por Redação em 10/11/2023 às 10:58:51
Reprodução

Reprodução

Toroca, como ficou conhecido nacionalmente o penedense Walter Pitombo Laranjeiras [1933-2023], desde a juventude se dedicou à prática esportiva jogando nos campos de barro, nas areias das praias de Maceió e nas quadras de voleibol, basquete e futebol.

Os esportes o atraíam de tal forma que jogava todos os dias. Mas foi o voleibol a sua paixão arrebatadora, na qual se realizou como jogador, técnico e dirigente. O Clube de Regatas Brasil (CRB) foi o time que torceu, jogou e foi dirigente.

O prefácio do livro História do Voleibol Alagoano, do historiador Geraldo de Majella, foi feito por Toroca em novembro de 2022, publicaremos algumas partes.


[?] Confesso que, nesses tempos de insensibilidade e pouca valorização da história, essa ideia me fez lembrar momentos importantes da minha vida e do voleibol alagoano. São recordações maravilhosas de várias épocas em que vivi dentro das quadras como jogador e também como treinador. Essa passagem não foi curta, me dei conta de que por mais de setenta anos estive e ainda estou vivendo e sentindo o voleibol pulsar em minhas veias.

[?] Os esportes, de um modo geral, me emocionam, mas, é o voleibol o que melhor respiro e amo. Imediatamente, sugeri ao Gustavo (Gustavo Laranjeiras, filho do Toroca) que apoiasse e iniciasse o processo de elaboração desta obra. Várias reuniões foram realizadas com o objetivo de planejar o livro. Gustavo, Flávio Doria (Tutinha), Geraldo Lessa e Sérgio Doria, todos ex-jogadores, montaram o planejamento e executaram o projeto. Fui surpreendido pela emoção de ver a ideia ir se transformando em realidade concreta e, sinceramente, gostaria de ter participado mais ativamente.

[?] As entrevistas com o historiador Geraldo de Majella, autor do livro, foram oportunidades nas quais fiz uma retrospectiva das minhas atividades desde quando era atleta, treinador e dirigente estadual e nacional. Muitas lembranças adormecidas em minha memória até pareciam ter sido recentes, como se estivesse numa sala de cinema assistindo um longa-metragem em que os atores, meus conhecidos, se aproximavam para comentar cada jogo e comemorar as conquistas.


[?] O livro é o instrumento que contribuirá para a perpetuação de um sonho onde foram sendo lastreadas belas histórias de transformações sociais, culturais, políticas e esportivas. O esporte é, também, um meio que influencia a sociedade e contribui na formação de cidadãos.

[?] A leitura dará uma ideia do conjunto do que se vivenciou para manter o voleibol alagoano com o elevado nível de competitividade nos âmbitos local, regional e nacional. A viagem através do tempo, resgatada pela memória de dezenas de participantes do que pode ser denominada de "saga do voleibol" em Alagoas.

[?] Os leitores terão a oportunidade de conhecer várias facetas da nossa sociedade e como o voleibol se estruturou ao longo de décadas. Esses registros impactarão, tenho certeza, naqueles que vivenciaram anos de suas juventudes nas quadras.


Fonte: Redação com assessoria

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV