Pref arapiraca - AQ. DE ALIMENTOS - 863
p.contas GOV
Detran 20-27.10
sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov fev - TEM,TEM,TEM 1 - Nov A.

Servidoras da Semed participam de simpósio acadêmico sobre leitura, alfabetização e literatura

Por Redação em 26/07/2023 às 08:29:04
Reprodução

Reprodução

Servidoras da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) participaram, nesta terça-feira (25), do 1° Simpósio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal (GELLITE). O objetivo do evento - ocorrido no auditório da Prograd, na Ufal - foi discutir os desafios, reflexões e práticas pedagógicas desenvolvidas na rede pública de ensino referente à alfabetização de crianças e adolescentes.

Estavam presentes formadoras e professores da rede municipal e servidores da Biblioteca da Semed, como também estudantes de pedagogia. No encontro, houve uma apresentação cultural de leitura e contação de histórias com Simone Souza, professora e coordenadora do setor de Bibliotecas da Semed. Junto com Simone, estavam também as técnicas pedagógicas e contadoras de histórias, Mávia Lisboa e Caroline Duarte.

Foram discutidos assuntos como as concepções, práticas e a formação do professor alfabetizador, com a professora doutora Adriana Cavalcanti; alfabetização e letramento, e a alfabetização na perspectiva dialógica.

Para Simone, foi uma honra a equipe da Semed ter sido convidada para participar do simpósio, visto que o evento tem um amplo alcance local e nacional.

"Nos sentimos honradas pela credibilidade que o simpósio deu ao nosso trabalho, que é uma prática que leva à leitura, à contação de história, como uma isca para o leitor. A gente sempre vem pleiteando que todas as crianças têm o direito de ler e escrever com propriedade e essas ações e projetos promovidos pela Semed estimulam isso. É de suma importância realizar essas discussões para a gente alavancar e garantir o direito dessas crianças de serem alfabetizadas", disse a coordenadora.

Segundo Silvana Pauline de Souza, professora e vice-líder do grupo GELLITE, uma das discussões do grupo é a relação entre leitura e escrita e a importância dessas áreas junto à literatura, pensando na leitura de qualidade. Para ela, a participação da Semed foi fundamental no sentido de ter sido apresentada uma das práticas relevantes desenvolvidas na rede pública de ensino municipal.

"Muitas vezes há uma preocupação com a teoria, que vai nos embasar, mas também é preciso apontar caminhos e práticas. Essa apresentação nos apontou caminhos, tendo em vista que temos estudantes da graduação e professores da rede pública. Foi fundamental a participação da Semed", declarou Silvana.

O simpósio continua acontecendo durante o dia todo, com apresentações de leitura e de temas de relevância acadêmica.

Fonte: Secom Maceió

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
CESMAC 50 - NOV2023
SESI novo 2024

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3