O prefeito de Viçosa, João Victor, assinou, nesta terça-feira (25), a adesão ao Escola 10 e firmou a pactuação das metas do programa para 2023, junto com o governador Paulo Dantas, o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, e os demais gestores municipais alagoanos.
A solenidade foi realizada no Centro de Convenções de Maceió e contou com a presença da secretária de Educação de Viçosa, Iolanda Tenório, e de professores da rede municipal de ensino.
"Reafirmamos o compromisso de Viçosa com a qualidade do ensino e a melhoria da aprendizagem. Junto com o governador Paulo Dantas, o secretário Marcius Beltrão e os demais municípios alagoanos, firmamos a adesão ao programa Escola 10, garantindo a pactuação das metas. Recebemos, ainda, os kits com os materiais didáticos do programa Criança Alfabetizada", disse João Victor.
A pactuação 2023 do programa Escola 10 reforça a parceria entre as redes municipais e estadual de ensino.
O programa
Instituído por lei estadual em 2018, o programa visa promover os direitos de aprendizagem dos estudantes da educação básica, e conta com mais de 1.700 articuladores de ensino – bolsistas que atuam diretamente nas secretarias municipais e em escolas de ensino fundamental. Em Viçosa, atuam 14 articuladores.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o principal objetivo do Escola 10 é fortalecer as ações de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – o Saeb.
O programa assegura ainda que os estudantes da rede pública estejam alfabetizados em língua portuguesa e em matemática, reduzindo os índices de alfabetização incompleta.
Fonte: Redação com assessoria