sebrae 728x90
Maio Amerelo Detran
Arapiraca - 17.05-31.05

Frio extremo na Argentina causa recorde em algumas regiões

Enquanto EUA e Europa sofrem com temperaturas altíssimas, a Argentina sofre com a situação oposta.

Por Adeilson em 17/07/2023 às 21:59:48

Enquanto EUA e Europa sofrem com temperaturas altíssimas, a Argentina sofre com a situação oposta. 13 províncias receberam alerta amarelo, sendo que Perito Moreno, em Santa Cruz, registrou a temperatura mais baixa, chegando a incríveis -22,5?°C.

O frio extremo seguirá até quinta-feira (20), quando a temperatura deve chegar na região centro e norte, podendo passar pelos 24?°C no fim de semana.

Leia mais:

O que houve em Perito Moreno

  • Perito Moreno, também conhecido como Lago Buenos Aires, registrou, na manhã desta segunda-feira (17), -22,5?°C, temperatura que superou a marca mínima usada pelo Serviço Meteorológico Nacional (SMN) local, que vai de -18?°C a 42?°C;
  • O SMN afirmou que as temperaturas mais baixas do dia foram na Patagônia, com -22,5?°C em Perito Moreno; -13 °C em Maquinchao; -11,7 °C em Paso de Indios; e -11,2 °C em Rio Negro de San Antonio Oeste;
  • Nessa ordem, seguem-se as cidades de Santa Cruz de El Calafate com -10,5 °C e Gobernador Gregores com -10 °C, e as de Esquel e Puerto Madryn com -9,4 °C e -7,4 °C, respectivamente;
  • No centro da Argentina, espera-se que as condições se agravem nesta terça-feira (18), com temperatura mínima de até -5 °C e geada.

Alertas amarelos na região

Ainda nesta segunda-feira (17), os alertas amarelos para as temperaturas frias extremas se mantiveram em Buenos Aires e suas províncias: Entre Ríos, Corrientes, Santa Fe, Santiago del Estero, Córdoba, San Luis, La Pampa, Mendoza, Neuquén, Rio Negro, Chubut, e Santa Cruz.

Já no norte, o sudeste de Santiago del Estero e o noroeste de Santa Fé receberam alertas, nas cidades de Nueve de Julio, San Cristóbal e San Justo, com temperaturas mínimas de -2 °C.

No litoral argentino, a maior parte de Corrientes e os setores central e leste de Entre Ríos também sofreram com a temperatura. Na região central, além de Buenos Aires, o centro e o sul de Córdoba; o norte e o oeste de Mendoza e grande parte de La Pampa, salvo a região oeste.

Na Patagônia, as temperaturas muito baixas cobriram o centro e o oeste de Neuquén, o centro, o norte e o oeste de Río Negro e a província de Chubut.

O alerta amarelo indica que tais temperaturas extremamente baixas podem ter “efeito ligeiro a moderado na saúde” e “podem ser perigosas, sobretudo para grupos de risco, como garotos e garotas e pessoas com mais de 65 anos e portadoras de doenças crônicas”, segundo o SMN.

Nessas épocas, segundo o Ministério da Saúde, deve-se:

  • Evitar ficar exposto ao frio ao ar livre;
  • Agasalhar-se com várias camadas de roupas leves;
  • Gerar mais calor corporal pelo movimento (andar, levantar, sentar, movimentar extremidades, etc.);
  • Manter a casa aquecida com segurança, evitar mudanças bruscas na temperatura (isso pode causar doenças respiratórias)
  • Beber muito líquido e evitar bebidas alcoólicas;
  • Se pegar gripe ou resfriado, evite a automedicação e vá ao médico;
  • Não fume dentro de casa;
  • Dê atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Melhora no fim de semana

Já na quinta-feira (20), deve haver leve aumento nas temperaturas, que seguirão subindo no fim de semana, com máxima em torno de 24 °C no sábado (22) na Região Metropolitana de Buenos Aires; 25 °C na capital de Córdoba e 29 °C em Santa Fe.

No norte argentino, deve haver temperaturas acima dos 30 °C, como em Formosa, podendo chegar a 35 °C no sábado. O mesmo vale para Rivadavia, Salta, norte do Chaco e Santiago del Estero e cerca de 32 °C em várias cidades de Corrientes.

Com informações de O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhardigital

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV