sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Maio Amerelo Detran

Escola municipal de Arapiraca é a primeira selecionada para curso avançado em tecnologia no Ifal

Alunos desenvolvem projetos de robótica em sala de aula

Por Redação em 12/05/2023 às 13:35:22
Reprodução

Reprodução

A utilização da robótica no aprendizado dos alunos coloca, mais uma vez, o município de Arapiraca como destaque no estado de Alagoas.


A Escola Municipal Fernando Collor, localizada no Povoado Canaã, foi a primeira unidade da rede de ensino selecionada, em 2023, para participar de projeto tecnológico no Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A iniciativa visa preparar nossos jovens para os avanços tecnológicos e robotização da atualidade. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em parceria com o Instituto Federal do
Espírito Santo (IFES), vem transformando a vida de educadores e educandos de diversos municípios do interior alagoano.

O curso é totalmente gratuito e intitulado "Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social".

Com 72 vagas já preenchidas, a Escola Municipal Fernando Collor percebeu a melhora na motivação dos alunos depois da participação no curso.

A professora e coordenadora do projeto, Renata Pereira, destaca que o objetivo das capacitações com os discentes é introduzir os conceitos de Programação Aplicada de forma lúdica, utilizando a cultura maker e envolvendo situações reais.

O professor de Matemática, Daniel Ferreira, um dos incentivadores do alunos em sala de aula, com vários projetos desenvolvidos na área, fala da importância de preparar os
adolescentes para a realidade tecnológica. "O Ifal com a Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca estão sendo grandes parceiros nesse processo de ensino e aprendizagem", frisa.

"Fico contando os dias para ir ao IFal fazer o curso. É muito divertido aprender novas tecnologias", relata Humberto Soares, 13 anos, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental.

"Estou muito feliz por conseguir criar meu primeiro robô. Foi uma experiência inesquecível", conta Violeta Maria, 16 anos, aluna do 9º ano.

Para participar do projeto, a direção das escolas públicas e professores interessados devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected], com a coordenadora responsável pelo projeto, a professora Renata Pereira.

O curso é destinado para alunos dos oitavos e nonos anos e tem duração de seis aulas no turno oposto ao dos alunos.

Fonte: Redação com assessoria

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
Clinica Sesi 25.03
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV