sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Maio Amerelo Detran

Após reabertura, Centro de Cultura e Memória do TJAL recebe quase 1.700 visitantes

Por Redação em 12/09/2022 às 09:03:48
Reprodução

Reprodução

Desde que foi reaberto, em agosto de 2021, o Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário de Alagoas recebeu quase 1.700 visitantes, entre público espontâneo, estudantes e turistas. "Recebemos crianças de seis anos até idosos de 97 anos. Temos um memorial plural que desperta a curiosidade de todo tipo de público", destacou a diretora do CCM, Irina Costa.

Além de contar a história dos mais de 300 anos da Justiça alagoana, o Centro de Cultura e Memória aborda fatos ocorridos no Estado e no País. "O espaço serve de fonte de pesquisa até para arquitetos e designers, já que estamos em um prédio centenário que foi tombado por sua importância cultural", ressaltou.

O CCM funciona no prédio histórico do Tribunal de Justiça, na Praça Deodoro, Centro de Maceió. De acordo com Irina Costa, o número de visitantes surpreendeu, uma vez que o espaço foi inaugurado em plena pandemia e aberto ao público em um período ainda sob seus efeitos.

A maior contribuição dada pelo CCM tem sido, na avaliação da diretora, aproximar o Judiciário da sociedade, pelo viés da memória. "Temos relatos incríveis. Turistas que descobrem espontaneamente o museu e divulgam para amigos, estudantes que nunca tiveram acesso a esse tipo de informação e tecnologia, professores que se emocionam por poderem mostrar e aprender esse tipo de conteúdo e estudantes de Direito, que ficam orgulhosos de ver a memória do Judiciário alagoano preservada e difundida".

E completou: "Visitar o CCM é ter uma aula de História sob diversos aspectos e abordagens. Para os estudantes é uma verdadeira 'aula de campo'. Para o público em geral, uma viagem no tempo, a descoberta de fatos jurídicos relevantes e um convite ao exercício da cidadania".

Estudantes observam documentos históricos do CCM. Foto: Adeildo Lobo

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h. Visitação de grupos ocorre mediante agendamento pelo e-mail [email protected]. Mais informações pelo whatsapp (82) 99189.1935.

Acesso virtual

O CCM também lançou, no final de agosto, o Portal da Memória do Poder Judiciário de Alagoas. Lá, é possível ter acesso ao acervo do Centro de maneira virtual. Os visitantes podem, por exemplo, visualizar processos da época da escravidão. O portal possibilita ainda tour virtual em 360º e acesso a conteúdos do CCM no YouTube e Instagram.

Fonte: Assessoria

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
Clinica Sesi 25.03
CESMAC 2024.2 728x90 l1

Comentários

banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV