segunda-feira, 07 de setembro de 202619:40:12
Sol
TV Alagoas
InternacionalNepal busca 100 trabalhadores presos após enchentes devastadorasCulturaExposição 'Amazônicas' no CCBB RJ destaca arte de mulheres da AmazôniaGeralAmbulantes buscam sustento durante o Desfile de 7 de Setembro em BrasíliaGeralDesfile cívico-militar do Dia da Independência ocorre em BrasíliaCulturaRádio Nacional comemora 90 anos com programação especial de memóriasGeralPrescrição de produtos veterinários sujeitos a controle especial é tema de palestra para médicos-veterinários e estudantes da área em ArapiracaPolíticaPresidente do TRE/AL visita Zonas Eleitorais no sertão e em ArapiracaPolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORA

Vereadores participam do lançamento do Plenarinho com presença de 150 estudantes

Redação26 de março de 2026
Vereadores participam do lançamento do Plenarinho com presença de 150 estudantes
© Reprodução

Escolas lotaram a sala de cinema onde ocorreu a apresentação do programa da Câmara Municipal de Maceió

Estudantes de escolas públicas e particulares, professores e diretores lotaram a sala de cinema onde ocorreu o lançamento oficial do Plenarinho, na manhã desta quarta-feira (25). A sessão especial contou com a presença de cerca de 150 pessoas e 12 vereadores, que reforçaram o convite aos adolescentes para que participem do concurso.

O Plenarinho é uma ação da Câmara Municipal de Maceió, iniciada no ano passado, quando 27 estudantes se tornaram vereadores por um dia após vencerem um concurso de redações. Este ano, a Escola do Legislativo ampliou o número de vagas para 30, e incluiu um tablet na premiação.

Para o presidente da Câmara, vereador Chico Filho, o programa atende a no mínimo dois dos objetivos da Mesa Diretora, que são aumentar a transparência das ações do Legislativo e aproximar a população da Casa. Além disso, ele reforça a importância de estimular a participação da juventude na política.

Publicidade
Cesmac

“A gente escuta nas campanhas políticas e nos discursos de posse que um dos objetivos da classe política é aproximar a população e agir de forma transparente. E, às vezes, isso fica só no discurso. O Plenarinho é essa tentativa de aproximar de fato a sociedade da Câmara, para que participe das discussões. É despertar nos jovens a curiosidade do que é o vereador, o que ele faz, e desmistificar muito do que se fala sobre a política”, afirmou.

Estiveram presentes os vereadores Thiago Prado, Neto Andrade, Cal Moreira, Caio Bebeto, Marcelo Palmeira, Silvania Barbosa, Charles Herbert, Teca Nelma, Allan Pierre, Siderlane Mendonça e Jônatas Omena.

O coordenador da Escola do Legislativo, Rodolfo Barros, apresentou as regras e prazos do concurso, que começam dia 6 de abril, com as oficinas nas escolas credenciadas, encerrando no dia 24 do mesmo mês. As redações serão aplicadas de 27 a 30 de abril e a divulgação dos selecionados está marcada para 15 de maio.

Durante a sessão, o público assistiu a um vídeo explicativo produzido pela Diretoria de Comunicação, que reproduziu uma sala de aula, com alunos e a professora, e respondeu algumas das principais dúvidas dos adolescentes sobre como participar do programa.

O diretor de Comunicação, Alexandre Lino, ressaltou a importância da aproximação e do diálogo da Câmara de Maceió com os jovens. "O Plenarinho é um programa que comunica sobre a Câmara e sobre os vereadores para um público que está hiperconectado, por isso precisamos falar a linguagem deles e trazê-los para a política, mostrando que eles também precisam estar inseridos na política, por meio do voto", defendeu.

Para a diretora Maria Walkíria, da Escola Municipal Jaime Miranda, a oportunidade dada aos estudantes é inovadora e estimulante. “Os estudantes poderão conhecer a importância da política nas suas vidas, de forma mais próxima, não distante. Poderão conhecer a Câmara, a importância do voto e vão saber que colocam aquelas pessoas ali para decidir o futuro deles. Eles estão muito animados e motivados a ganhar. É um momento ímpar”, destacou.

Ruan Henrique, aluno da Escola João Sampaio, disse que se vencer o concurso já tem sua pauta prioritária: educação. “Uma das partes mais importantes é elevar a qualidade das escolas públicas, dar mais atenção a algumas áreas e mais oportunidades. É um programa muito promissor, uma experiência muito legal e está sendo um dia maravilhoso”, elogiou.

Fonte: Secom Maceió

Continue Lendo