segunda-feira, 07 de setembro de 202617:12:34
Sol
TV Alagoas
InternacionalNepal busca 100 trabalhadores presos após enchentes devastadorasCulturaExposição 'Amazônicas' no CCBB RJ destaca arte de mulheres da AmazôniaGeralAmbulantes buscam sustento durante o Desfile de 7 de Setembro em BrasíliaGeralDesfile cívico-militar do Dia da Independência ocorre em BrasíliaCulturaRádio Nacional comemora 90 anos com programação especial de memóriasGeralPrescrição de produtos veterinários sujeitos a controle especial é tema de palestra para médicos-veterinários e estudantes da área em ArapiracaPolíticaPresidente do TRE/AL visita Zonas Eleitorais no sertão e em ArapiracaPolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORA

Suspeita de acesso chinês ao Mythos motivou bloqueio da Casa Branca, diz fonte

Redação14 de junho de 2026
Suspeita de acesso chinês ao Mythos motivou bloqueio da Casa Branca, diz fonte
© Foto:

O bloqueio imposto pela Casa Branca aos modelos Mythos e Fable 5 da Anthropic foi motivado, ao menos em parte, pela suspeita de que um grupo ligado à China já havia acessado o Mythos, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto ouvida com exclusividade pelo Semafor, site de jornalismo americano.

O bloqueio imposto pela Casa Branca aos modelos Mythos e Fable 5 da Anthropic foi motivado, ao menos em parte, pela suspeita de que um grupo ligado à China já havia acessado o Mythos, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto ouvida com exclusividade pelo Semafor, site de jornalismo americano.

Na sexta-feira (13), o governo Trump determinou que a Anthropic limitasse o acesso aos dois modelos a cidadãos americanos. A empresa optou por remover os modelos do mercado completamente. Segundo o Wall Street Journal, o bloqueio à IA ocorreu após relato do CEO da Amazon, Andy Jassy, às autoridades.

O que tornaria o acesso chinês perigoso

O Mythos foi lançado em abril com acesso restrito a um grupo seleto de empresas autorizadas a usá-lo para identificar vulnerabilidades de segurança. O objetivo era impedir que suas capacidades chegassem a hackers.

Se o governo chinês tivesse acesso ao modelo, poderia representar risco à segurança nacional americana. A China poderia ainda tentar copiar o sistema por meio de um processo conhecido como destilação – extraindo as capacidades do modelo para treinar um concorrente.

Publicidade
Cesmac

Não está claro como a Casa Branca tomou conhecimento do acesso, qual organização teria obtido o modelo, nem como isso teria ocorrido.

A versão de David Sacks

Neste sábado (13), o conselheiro de IA da Casa Branca, David Sacks – crítico declarado da Anthropic –, publicou no X detalhes sobre os eventos que levaram ao bloqueio.

Segundo Sacks, o governo recebeu um aviso de que o Fable 5 poderia sofrer jailbreak. Quando a administração notificou a Anthropic, o CEO Dario Amodei teria dito que a falha não representava risco sério e se recusado a corrigi-la.

“A Anthropic priorizou a oferta contínua do modelo ao consumidor em vez da segurança”, escreveu Sacks. O conselheiro afirmou que os controles foram impostos “com relutância” e que “a bola está no campo da Anthropic.”

▶ Ver publicacao no X (Twitter)

A Anthropic contesta

Um porta-voz da Anthropic disse ao Semafor que a Casa Branca não mencionou o acesso chinês ao Mythos nas conversas sobre o jailbreak e os controles de exportação. A empresa afirma proibir o acesso aos seus produtos a partir da China.

Sacks também afirmou que os conflitos anteriores entre a Anthropic e o governo Trump – incluindo disputas sobre regulação estadual de IA e um processo contra o Pentágono – não influenciaram a decisão sobre o Mythos.

Tags:
Estados unidosClaude mythosChinaAnthropicPro

Continue Lendo