segunda-feira, 07 de setembro de 202619:46:12
Sol
TV Alagoas
InternacionalNepal busca 100 trabalhadores presos após enchentes devastadorasCulturaExposição 'Amazônicas' no CCBB RJ destaca arte de mulheres da AmazôniaGeralAmbulantes buscam sustento durante o Desfile de 7 de Setembro em BrasíliaGeralDesfile cívico-militar do Dia da Independência ocorre em BrasíliaCulturaRádio Nacional comemora 90 anos com programação especial de memóriasGeralPrescrição de produtos veterinários sujeitos a controle especial é tema de palestra para médicos-veterinários e estudantes da área em ArapiracaPolíticaPresidente do TRE/AL visita Zonas Eleitorais no sertão e em ArapiracaPolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORA

Secretarias do Trabalho e da Mulher firmam parceria para empregabilidade de mulheres vítimas de violência

Redação31 de março de 2026
Secretarias do Trabalho e da Mulher firmam parceria para empregabilidade de mulheres vítimas de violência
© Reprodução

Mulheres em vulnerabilidade terão atendimento prioritário em cursos do Emprega Mais Alagoas e em encaminhamento de vagas no Sine Alagoas

No encerramento do mês da mulher, a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) e a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) firmaram, na segunda-feira (30), um termo de cooperação para qualificar e encaminhar ao mercado de trabalho mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas pelo Governo de Alagoas no âmbito do programa Alagoas Lilás.


As mulheres atendidas pelo CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) receberão prioridade na qualificação profissional em cursos do programa Emprega Mais Alagoas e também irão receber encaminhamento prioritário para vagas disponíveis no Sine Alagoas.

Publicidade
Cesmac


O termo de cooperação foi assinado pelas secretária Cláudia Balbino (Seteq) e Marília Albuquerque (Semu) e os encaminhamentos já vão acontecer nos próximos dias contribuindo assim para a promoção da autonomia econômica das mulheres que foram vítimas de violência e que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica no estado.

“A parceria da Seteq com a Semu é de fundamental importância para reforçar as políticas de emprego e renda em Alagoas para as mulheres. Promover a inclusão social com foco em quem mais precisa é um compromisso do governo Paulo Dantas. Na Seteq, temos trabalhado para transformar esse direcionamento em resultados concretos, especialmente para as mulheres”, destacou a secretária Cláudia Balbino.


“O programa Emprega Mais Alagoas é prova disso: somente em 2025, dos mais de 2.400 certificados entregues, 1.882 foram destinados ao público feminino, atendendo mulheres tanto da capital quanto do interior. Esse resultado reforça nosso empenho em ampliar oportunidades, fortalecer a autonomia econômica das mulheres e consolidar políticas públicas que gerem transformação real na vida das famílias alagoanas”, completou a secretária.

“É uma parceria muito importante porque ajuda essas mulheres a se tornarem independentes, a saírem de uma situação vulnerável e conseguirem se reerguer. A autonomia delas começa com oportunidade. Este acordo entre a Semu e Seteq é um passo concreto para mudar realidades, garantindo que elas tenham chances reais de inserção no mercado de trabalho. Nosso compromisso é abrir caminhos para que cada mulher possa reconstruir sua trajetória com dignidade, segurança e independência”, ressaltou a secretária da Mulher, Marília Albuquerque.


Publicidade
Cesmac


Alagoas Lilás

Criado em 2025, o Alagoas Lilás é a primeira política pública permanente contra a violência doméstica no Brasil. O objetivo é integrar, capacitar e territorializar a rede de atendimento, reduzindo feminicídios e melhorando o acolhimento. O programa do Governo do Estado conta com cooperação técnica dos institutos Natura e GENi, além de uma parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Mulheres como prioridade

A Secretaria do Trabalho também desenvolve políticas públicas direcionadas para as mulheres dentro do programa Emprega Mais Alagoas e também em ações do Sine Alagoas.

Através do Emprega Mais Alagoas só em 2025 foram mais de 1.800 mulheres capacitadas em diferentes cursos, entre eles o de automaquiagem adaptado para mulheres PCD.

Nos últimos dois anos as ações do Sine Móvel atenderam mais de 1.200 mulheres em vários municípios alagoanos com atualização de currículo, carteira de trabalho digital e encaminhamento para vagas de emprego.


A Seteq também tem parceria com a Casa da Mulher Alagoana, voltada para empregabilidade e com o comitê gestor da RAV - Rede de Atenção às Violências (RAV) - da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atendimento à mulheres vítimas de violência.

Fonte: Secom Alagoas

Continue Lendo