segunda-feira, 07 de setembro de 202619:46:09
Sol
TV Alagoas
InternacionalNepal busca 100 trabalhadores presos após enchentes devastadorasCulturaExposição 'Amazônicas' no CCBB RJ destaca arte de mulheres da AmazôniaGeralAmbulantes buscam sustento durante o Desfile de 7 de Setembro em BrasíliaGeralDesfile cívico-militar do Dia da Independência ocorre em BrasíliaCulturaRádio Nacional comemora 90 anos com programação especial de memóriasGeralPrescrição de produtos veterinários sujeitos a controle especial é tema de palestra para médicos-veterinários e estudantes da área em ArapiracaPolíticaPresidente do TRE/AL visita Zonas Eleitorais no sertão e em ArapiracaPolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORA

Samu Maceió promove segunda edição do curso sobre atendimento a mulheres vítimas de violência

Redação28 de maio de 2025
Samu Maceió promove segunda edição do curso sobre atendimento a mulheres vítimas de violência
© Reprodução

No próximo dia 3 de junho, será realizada a terceira e última turma da capacitação

Como parte da programação do Mês da Enfermagem, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió promoveu, nesta terça-feira (27), a segunda edição do curso “Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência”. O encontro aconteceu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep), na sede do Samu. A terceira e última edição está marcada para o dia 3 de junho.

A capacitação abordou temas sensíveis e fundamentais no combate à violência contra mulheres, crianças, adolescentes e idosas, com destaque para os conceitos da Política Nacional de Humanização (PNH) e os diversos tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e negligência.

Também foram abordadas as especificidades da violência praticada contra o público infantil e adolescente, como abuso e exploração sexual, e estupro de vulnerável.

Publicidade
Cesmac

O curso também orientou sobre como acolher crianças que relataram violência, além das bases legais para punir os agressores, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Código Penal Brasileiro.

Para ministrar o curso, foram convidadas especialistas que integram a Rede de Atenção às Violências (RAV), como a gerente operativa Thaylise Nunes, a advogada Thais Jatobá, a enfermeira Mariane Fernandes dos Santos (Área Lilás) e a enfermeira Larissa Rocha Dória. Elas esclareceram dúvidas e reforçaram a importância de um atendimento humanizado, eficiente e coordenado.

A RAV atua na prevenção e no enfrentamento das violências contra a população vulnerável, promovendo ações intersetoriais, compartilhando informações, qualificando profissionais e, principalmente, acolhendo vítimas com escuta qualificada, assistência humanizada e orientações adequadas.

Casos de violência física, psicológica, moral, sexual, patrimonial ou negligência devem ser direcionados à RAV, que presta apoio por meio de profissionais das áreas de saúde, assistência social e segurança pública.

“O curso foi fundamental porque tirou várias dúvidas sobre as condutas que os profissionais do Samu devem ter com pacientes que sofreram violência. Foi esclarecedor”, relatou técnica de enfermagem do Samu Maceió, Katiúscia Basto.

Publicidade
Cesmac



Acolhimento

A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou que os profissionais do Samu são, muitas vezes, os primeiros a chegar nas ocorrências. “É essencial ter um olhar clínico e atento à cena do atendimento para comunicar às autoridades e acionar a rede de apoio, quando necessário”.

Já a gerente operacional da RAV, Thaylise Nunes, reforçou que o Estado de Alagoas tem se comprometido com o tema. “As mulheres têm encontrado acolhimento e apoio nas unidades de saúde e nas delegacias especializadas”, completa.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, reafirmou o apoio institucional. “A Sesau oferece todo o suporte para que a Rede de Atenção às Violências funcione plenamente, garantindo a integridade física e emocional das vítimas, com assistência em saúde e apoio social”.

Ao final do curso, os profissionais participaram de discussões em grupo sobre casos clínicos envolvendo situações reais de violência, contribuindo para a troca de experiências e o fortalecimento das boas práticas no atendimento pré-hospitalar.

Fonte: Secom Alagoas

Continue Lendo