segunda-feira, 07 de setembro de 202613:49:51
Sol
TV Alagoas
GeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembroPolíticaLula reafirma soberania do Brasil em pronunciamento pelo 7 de setembroEsportesBotafogo empata com Palmeiras e favorece Flamengo na liderança do Brasileirão

Parece coisa de 007: Peugeot quer carros controlados à distância

Redação23 de maio de 2024
Parece coisa de 007: Peugeot quer carros controlados à distância

A Peugeot iniciou uma parceria com a Vay, startup alemã de mobilidade autônoma, para implementar o "teledriving" em seus automóveis.

A Peugeot iniciou uma parceria com a Vay, startup alemã de mobilidade autônoma, para implementar o "teledriving" em seus automóveis. A tecnologia de condução remota vai ser testada com foco em clientes B2B (business-to-business) em vans de entrega "last-mile" (última etapa na entrega de produtos) e outros veículos de transporte de cargas menores.

Entenda:

  • A Peugeot e a Vay, startup alemã de mobilidade autônoma, iniciaram uma parceria para implementar o "teledriving" em seus automóveis;
  • A tecnologia permite que veículos sejam controlados remotamente por motoristas humanos localizados em uma base física – ao contrário dos carros autônomos, que se locomovem sem condutor;
  • Os testes devem acontecer ainda neste ano em SUVs de modelo E-3008 e algumas vans elétricas, com foco na entrega "last-mile" para clientes B2B;
  • A expectativa é de que a parceria entre as empresas ajude a mostrar oportunidades para ampliar a eficiência e economia no transporte de mercadorias;
  • Com informações da CNBC.
“Teledriving” vai ser testado nos modelos E-3008 da Peugeot. (Imagem: Peugeot/Divulgação)
Ao contrário dos carros autônomos – operados sem a necessidade de um motorista humano -, os veículos com tecnologia "teledriving" não se locomovem sozinhos: são, na verdade, controlados remotamente por motoristas localizados em uma base física equipada com volante, pedais e telas que substituem para-brisa e retrovisores.

Isso me lembrou o filme 007 – O Amanhã Nunca Morre, em que James Bond controlou seu carro com um celular “tijolão”. Assista:

▶ Assistir no YouTube
Leia mais:

Testes de "teledriving" em veículos da Peugeot devem começar em breve

Bom, voltando para a notícia, os primeiros testes da tecnologia desenvolvida pela Vay nos veículos da Peugeot devem ocorrer ainda neste ano, com aplicação em SUVs de modelo E-3008 e algumas vans elétricas. Em entrevista à CNBC, Justin Spratt, diretor de negócios da Vay, exaltou a "posição inovadora e maior demografia de clientes" da fabricante de automóveis francesa.
Painel do SUV E-3008 da Peugeot. (Imagem: Peugeot/Divulgação)
Spratt ainda disse que a parceria com a Peugeot deve "mostrar como as operações de entrega podem ser mais eficientes – já que os veículos podem ser entregues sob demanda, redistribuídos e levados para limpeza e carregamento – de uma forma mais econômica".

"Acreditamos que isso pode gerar grandes economias de custos para todas as empresas de logística, em particular para entrega de comércio eletrônico. Ao dissociar os condutores dos veículos comerciais nos centros de distribuição, podemos reduzir significativamente os custos operacionais", completou Spratt.

Tags:
Direção remotaVeículos e tecnologiaCarro autônomoTeledrivingEntregasPeugeotPeugeot e-2008

Continue Lendo