segunda-feira, 07 de setembro de 202618:07:23
Sol
TV Alagoas
InternacionalNepal busca 100 trabalhadores presos após enchentes devastadorasCulturaExposição 'Amazônicas' no CCBB RJ destaca arte de mulheres da AmazôniaGeralAmbulantes buscam sustento durante o Desfile de 7 de Setembro em BrasíliaGeralDesfile cívico-militar do Dia da Independência ocorre em BrasíliaCulturaRádio Nacional comemora 90 anos com programação especial de memóriasGeralPrescrição de produtos veterinários sujeitos a controle especial é tema de palestra para médicos-veterinários e estudantes da área em ArapiracaPolíticaPresidente do TRE/AL visita Zonas Eleitorais no sertão e em ArapiracaPolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORA

Mais de 5.700 toneladas de entulhos foram retiradas pela Alurb dos canais e córregos de Maceió

Redação23 de maio de 2025
Mais de 5.700 toneladas de entulhos foram retiradas pela Alurb dos canais e córregos de Maceió
© Reprodução

Volume é referente ao período de janeiro a maio deste ano e resulta de um trabalho diário de limpeza, visando desobstruir os cursos de água e contribuir para a fluidez das águas das chuvas

Importante para coletar resíduos descartados de forma irregular, além de ajudar na fluidez do escoamento das águas pluviais, o serviço de limpeza de canais, executado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), retirou, desde o começo do ano, mais de 5.700 toneladas de detritos em grotas e córregos atendidos pela programação.

O ano de 2025 começou com reforço nesse tipo de trabalho visando o período chuvoso que se iniciou na capital entre o final do mês de março e o começo de abril. Com a ajuda de máquinas, os agentes de limpeza coletam, principalmente, itens recicláveis, resíduos orgânicos e barro, alocado no fundo do córrego, devolvendo a função de escoar toda a água necessária.

Hábito da população de descartar lixo às margens dos canais causa as obstruições que levam aos alagmentos durante as chuvas. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
Hábito da população de descartar lixo às margens dos canais causa as obstruições que levam aos alagmentos durante as chuvas. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
"É um serviço de extrema importância para que não hajam transbordamentos durante o período chuvoso e, consequentemente, transtornos para a população. Além disso, captamos diversos resíduos descartados irregularmente que não teriam o destino correto e passariam a prejudicar o meio ambiente e a cidade em geral", disse Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb.

O trabalho realizado nos canais da cidade é um dos focos da Autarquia nos cuidados preventivos ao período chuvoso. Se somarmos os 4 anos da primeira gestão do Prefeito JHC, mais de 27 mil toneladas de resíduos já foram retiradas de dentro dos córregos atendidos.

Fonte: Redação com assessoria

Continue Lendo