quarta-feira, 02 de setembro de 202601:00:40
Pode chover 55%
TV Alagoas
EconomiaBolsa brasileira avança 1,3% e dólar cai para R$ 5,15CulturaCineFantasy 2023 homenageia Liz Marins e exibe 70 filmesEducaçãoConsulta para novo Catálogo de Cursos Técnicos do MEC termina hojeEducaçãoCartão de confirmação da PND 2026 será divulgado no dia 9 de outubroCulturaFestival de Tiradentes reúne 70 mil pessoas em celebração da gastronomiaGeralANPD abre prazo para contribuições sobre agenda regulatória 2027-2028EsportesCoritiba vence Remo por 3 a 2 em jogo emocionante no BrasileirãoEsportesCorinthians vence Cruzeiro por 1 a 0 e avança nas quartas da Série A1EsportesBahia e Palmeiras empatam em 1 a 1 nas quartas do Brasileirão FemininoPolíticaPropostas para mulheres em planos de governo são analisadasEducaçãoUfal anuncia criação de novos cursos de graduação; veja a lista!GeralJoão Lessa e Ivan Brito são eleitos presidente e vice do TJAL; Fábio Ferrario é o novo corregedor

Festival de Tiradentes reúne 70 mil pessoas em celebração da gastronomia

Redação01 de setembro de 2026
Festival de Tiradentes reúne 70 mil pessoas em celebração da gastronomia
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Cerca de 70 mil pessoas circularam nos dez dias da 29ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que se encerrou no último domingo (30) na cidade histórica de Minas Gerais. Visitantes, chefes de cozinha e produtores locais puderam trocar experiências e aprender novas técnicas em aulas ...

Cerca de 70 mil pessoas participaram da 29ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, encerrado no último domingo (30) em Minas Gerais. O evento contou com a presença de visitantes, chefes de cozinha e produtores locais, que trocaram experiências em aulas de cozinha ao vivo, palestras e espaços interativos.

O tema deste ano foi Minas Lusitânia – um elo entre culturas, destacando a influência portuguesa na gastronomia mineira. O curador Rusty Marcellini ressaltou as similaridades entre as duas culturas e a importância do festival para o intercâmbio de técnicas e ingredientes.

“Existe uma identidade muito grande entre Portugal e Minas Gerais, e as pessoas não têm essa consciência”, afirmou Rusty.

A plataforma Fartura Brasil, organizadora do evento, realiza ações em Portugal desde 2018, incluindo expedições de pesquisa gastronômica e participação em festivais.

Publicidade
Cesmac

Para a 30ª edição em 2027, ainda não há tema definido, mas Rusty expressou o desejo de homenagear os participantes ao longo dos anos.

O Largo das Forras, principal praça da cidade, abrigou o Espaço Conhecimento e Espaço Interativo do Sistema Fecomércio de Minas Gerais, com desafios culinários que permitiram ao público aprender técnicas ao vivo. O chefe Ronie Peterson, que participa do festival desde a primeira edição, ensinou a preparar uma galinhada.

A primeira colocada do desafio culinário foi Zoraide Santos, de 58 anos, que destacou a importância de adquirir novos conhecimentos na culinária.

A chef Juju Guerra, que participou de uma apresentação de Cozinha ao Vivo, também elogiou o festival como um espaço de conexão e troca de experiências entre cozinheiros.

O evento contou ainda com estandes de restaurantes, como o Bar do Zezé, que trouxe uma tonelada de barriga de porco para atender à demanda. O chefe Rafael Pires, do restaurante Ilhote Sul, destacou a importância do festival para conhecer novas tendências.

Na Vinícola Trindade, foi lançado um guia com rotas do vinho das Américas, promovido pela ONU Turismo, que visa dar visibilidade ao enoturismo no Brasil.

Continue Lendo