segunda-feira, 07 de setembro de 202618:00:51
Sol
TV Alagoas
InternacionalNepal busca 100 trabalhadores presos após enchentes devastadorasCulturaExposição 'Amazônicas' no CCBB RJ destaca arte de mulheres da AmazôniaGeralAmbulantes buscam sustento durante o Desfile de 7 de Setembro em BrasíliaGeralDesfile cívico-militar do Dia da Independência ocorre em BrasíliaCulturaRádio Nacional comemora 90 anos com programação especial de memóriasGeralPrescrição de produtos veterinários sujeitos a controle especial é tema de palestra para médicos-veterinários e estudantes da área em ArapiracaPolíticaPresidente do TRE/AL visita Zonas Eleitorais no sertão e em ArapiracaPolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORA

Faltam três meses para o fechamento do cadastro eleitoral

Ascom Tribunal Regional Eleitoral06 de fevereiro de 2026
Faltam três meses para o fechamento do cadastro eleitoral
© Foto: Ilustração / TRE alerta para o final do prazo para

Esse prazo permite que a Justiça Eleitoral organize a logística da votação, o que inclui a definição das seções eleitorais e a produção dos materiais necessários para o dia da eleição

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) alerta: faltam três meses para o fechamento do cadastro eleitoral. Eleitoras e eleitores têm até o dia 6 de maio para solicitar a emissão da primeira via do título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados e o cadastramento biométrico.


O fechamentodo cadastro eleitoral ocorre 150 dias antes do pleito, que acontecerá no dia 04 de outubro, conforme previsto no artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Esse prazo permite que a Justiça Eleitoral organize a logística da votação, o que inclui a definição das seções eleitorais e a produção dos materiais necessários para o dia da eleição.

Publicidade
Cesmac


Para realizar os serviços eleitorais presencialmente, o eleitor deve fazer um agendamento prévio através do site do TRE-AL (www.tre-al.jus.br). O agendamento é obrigatório e evita filas e aglomerações nos postos de atendimento e cartórios eleitorais.


Os serviços eleitorais podem ser requeridos de forma on-line, pelo Autoatendimento ao Eleitor também no portal do TRE. Em Alagoas, o atendimento presencial nos cartórios, centrais e postos de atendimento ao eleitor é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Em Maceió, as pessoas também podem receber atendimento nas Centrais Já!, no Maceió Shopping, das 8h às 17h, ou no Benedito Bentes, das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.


Publicidade
Cesmac

Em ambos os casos, é necessário apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência recente (últimos três meses), comprovante de quitação do serviço militar (para os homens acima de 18 anos que forem fazer o alistamento eleitoral) e comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver).


Regionalização do atendimento


Desde dezembro do ano passado, todos os serviços ofertados pela Justiça Eleitoral poderão ser realizados em qualquer cartório eleitoral, Central ou Posto de Atendimento de Alagoas, independente da Zona Eleitoral de origem. A medida padroniza o atendimento, ampliando a oferta de serviços e facilitando o acesso da população, especialmente em municípios com maior demanda ou dificuldade de deslocamento.

Continue Lendo