segunda-feira, 07 de setembro de 202619:43:47
Sol
TV Alagoas
InternacionalNepal busca 100 trabalhadores presos após enchentes devastadorasCulturaExposição 'Amazônicas' no CCBB RJ destaca arte de mulheres da AmazôniaGeralAmbulantes buscam sustento durante o Desfile de 7 de Setembro em BrasíliaGeralDesfile cívico-militar do Dia da Independência ocorre em BrasíliaCulturaRádio Nacional comemora 90 anos com programação especial de memóriasGeralPrescrição de produtos veterinários sujeitos a controle especial é tema de palestra para médicos-veterinários e estudantes da área em ArapiracaPolíticaPresidente do TRE/AL visita Zonas Eleitorais no sertão e em ArapiracaPolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORA

Excesso de sal pode aumentar risco de infarto e AVC, alerta nutricionista do Hospital do Coração Alagoano

Redação14 de maio de 2026

O consumo exagerado de sódio favorece hipertensão arterial e exige atenção aos alimentos ultraprocessados

Presente em praticamente todas as refeições, o sal é um ingrediente indispensável na cozinha. Ele realça o sabor dos alimentos e ajuda na conservação, mas, quando consumido em excesso, pode se tornar um grande vilão para a saúde do coração. O alerta é da nutricionista do Hospital do Coração Alagoano, Clara Lins.

Segundo a especialista, o problema está no sódio presente no sal. Em excesso, ele faz com que o organismo retenha mais líquidos, aumentando o volume de sangue circulando nas artérias e elevando a pressão arterial.

“O consumo excessivo de sódio sobrecarrega o sistema cardiovascular e pode ocasionar a hipertensão arterial, que é um dos principais fatores de risco para doenças graves, como infarto e AVC. É uma agressão silenciosa que acontece diariamente”, explica Clara Lins.

Publicidade
Cesmac



A nutricionista destaca que o perigo não está apenas no sal adicionado à comida. Muitos alimentos ultraprocessados possuem grandes quantidades de sódio e acabam passando despercebidos na rotina alimentar.

“Embutidos, temperos prontos, macarrão instantâneo, salgadinhos e biscoitos recheados são exemplos de produtos com muito sódio. Por isso, é importante criar o hábito de ler os rótulos dos alimentos”, orienta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de sódio deve ser inferior a 2 gramas por dia, o equivalente a cerca de 5 gramas de sal. No entanto, a maior parte da população costuma ingerir quase o dobro dessa quantidade.

Apesar disso, reduzir o sal não significa abrir mão do sabor. A recomendação é apostar em alternativas naturais para temperar os alimentos. “Ervas, especiarias, alho, cebola e limão ajudam a deixar as refeições saborosas e mais saudáveis. Pequenas mudanças fazem grande diferença para o coração e para a qualidade de vida”, ressalta a nutricionista.

Fonte: Secom Alagoas

Continue Lendo