segunda-feira, 07 de setembro de 202617:08:42
Sol
TV Alagoas
InternacionalNepal busca 100 trabalhadores presos após enchentes devastadorasCulturaExposição 'Amazônicas' no CCBB RJ destaca arte de mulheres da AmazôniaGeralAmbulantes buscam sustento durante o Desfile de 7 de Setembro em BrasíliaGeralDesfile cívico-militar do Dia da Independência ocorre em BrasíliaCulturaRádio Nacional comemora 90 anos com programação especial de memóriasGeralPrescrição de produtos veterinários sujeitos a controle especial é tema de palestra para médicos-veterinários e estudantes da área em ArapiracaPolíticaPresidente do TRE/AL visita Zonas Eleitorais no sertão e em ArapiracaPolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORA

Eduardo Bolsonaro propõe substituir Pix por sistema dos EUA

Redação04 de junho de 2026
Eduardo Bolsonaro propõe substituir Pix por sistema dos EUA
© Foto:

Eduardo Bolsonaro (PL), ex-deputado federal, sugeriu que o Brasil substituísse o Pix pelo Zelle, sistema de pagamentos norte-americano.

Eduardo Bolsonaro (PL), ex-deputado federal, sugeriu que o Brasil substituísse o Pix pelo Zelle, sistema de pagamentos norte-americano. A declaração foi feita nesta 4ª feira (3.jun.2026) em entrevista ao portal TMC News. A proposta surge depois de o USTR (Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos) divulgar relatórios críticos ao sistema brasileiro e anunciar novas tarifas sobre produtos do país.

Eduardo afirmou que a troca do sistema de pagamentos poderia integrar uma negociação mais ampla entre Brasil e o governo norte-americano. “Os Estados Unidos têm mecanismos muito semelhantes ao Pix, como por exemplo o Zelle, que é o Pix dos Estados Unidos. Então dá pra você ir para uma mesa de negociação com os americanos com bons argumentos”, afirmou Eduardo.

O ex-deputado também disse que as economias dos dois países se "complementam" e que “dá para você sentar, dá para negociar". Eduardo cita como exemplo o interesse mútuo em terras-raras e manganês. “Os Estados Unidos importam 100% do manganês”. E o Brasil é um grande produtor”, afirmou.

Publicidade
Cesmac

O Zelle tem alcance limitado em comparação ao sistema brasileiro, porque não é aceito por todos os bancos dos Estados Unidos. Além disso, a compensação financeira no Zelle leva minutos, enquanto no Pix, a compensação é instantânea.

A sugestão responde a uma investigação do USTR. O órgão concluiu que o Brasil adota “inúmeras práticas desleais” ligadas ao comércio.

O relatório recomendou a aplicação de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. Segundo o USTR, o Brasil mantém políticas de pagamento eletrônico que “desfavorecem empresas americanas envolvidas no comércio digital ou em serviços de pagamento eletrônico”.

Fonte: Poder 360

Tags:
Poder economiaPixDonald trumpRelatórioTarifasUstrPoder internacional

Continue Lendo