segunda-feira, 07 de setembro de 202613:53:16
Sol
TV Alagoas
GeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORAPolíticaAfD conquista vitória histórica nas eleições estaduais da Saxônia-AnhaltPolíticaAgenda dos presidenciáveis para o feriado de 7 de SetembroInternacionalAcidente com avião de carga em Miami deixa 5 mortosCulturaRádio Nacional lança série especial do programa No Mundo da BolaEconomiaSenado aprova MP que zera imposto sobre compras internacionais até 50 dólaresGeralMega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 48 milhões; veja os númerosGeralIBGE lança mapas-múndi inéditos a partir de amanhã, 7 de setembroPolíticaLula reafirma soberania do Brasil em pronunciamento pelo 7 de setembroEsportesBotafogo empata com Palmeiras e favorece Flamengo na liderança do Brasileirão

Dengue: ensaio clínico de remédio oral recebe autorização da Anvisa

Redação23 de outubro de 2024
Dengue: ensaio clínico de remédio oral recebe autorização da Anvisa

Na segunda-feira (21), a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) autorizou o ensaio clínico Fase 2a do medicamento oral EYU688, criado para combater a dengue.

Na segunda-feira (21), a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) autorizou o ensaio clínico Fase 2a do medicamento oral EYU688, criado para combater a dengue.

Serão estudados 38 pacientes no novo ensaio clínico (Imagem: Shutterstock)

Ensaio clínico autorizado para novo remédio contra dengue

  • O ensaio vai testar eficácia e segurança do remédio em pacientes portadores da doença, além de tentar entender como o corpo humano o absorve, distribui, metaboliza e o elimina;
  • A etapa é patrocinada pela Novartis Biociências, farmacêutica localizada em São Paulo;
  • E não é só no Brasil que o ensaio clínico do EYU688 está sendo realizado. Cingapura, Índia, Malásia e Vietnã são outros países que estão analisando a eficácia da medicação e como o corpo reage a ele;
  • Por aqui, nesta etapa, serão 38 pacientes analisados. Eles serão selecionados em centros de pesquisa clínica em algumas cidades do País:
    • Serão sete em Brasília (DF), 17 em Sorocaba (SP) e São José do Rio Preto (SP), sete em Manaus (AM) e outros sete no Rio de Janeiro (RJ).

Como funciona a pesquisa do medicamento

Segundo a Anvisa, a Fase 2a é randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Ou seja, metade receberá o placebo e, a outra metade, o EYU688, sem que participantes e pesquisadores saiba quem recebeu o quê. Desta forma, é possível analisar a eficácia do remédio quando comparado ao placebo.

Leia mais:

Amostra de sangue coletada para teste de dengue
Além do Brasil, outros quatro países estão testando medicamento (Imagem: Jarun Ontakrai/Shutterstock)
A agência também informou que a documentação técnico-científica apresentada pela Novartis Biociências foi rigorosamente estudada. Ela incluiu estudos pré-clínicos (aqueles realizados em ambiente laboratorial em animais) e clínicos. Após a análise, a instituição chegou à conclusão de que os benefícios potenciais da mediação superam os riscos.

“Essa aprovação representa um passo importante para encontrar novas alternativas no tratamento da dengue, uma doença que afeta milhões de pessoas e carece de opções terapêuticas eficazes, além do manejo sintomático”, disse a Anvisa.

Tags:
Ensaio clínicoMedicina e saúdeAnvisaMedicamentoDengue

Continue Lendo