Congestionamento de dados atrasa apuração, diz TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques, confirmou neste domingo (4) que houve um atraso na totalização dos votos do primeiro turno das eleições.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que um congestionamento no sistema de dados causou um atraso de uma hora na divulgação dos resultados das eleições presidenciais. O problema ocorreu por volta das 19h, quando a totalização dos votos ficou travada em 64% e foi retomada às 20h, alcançando 84%.
O ministro explicou que "o que ocorreu foi um congestionamento de dados" e que intercorrências são naturais em sistemas complexos. A equipe de tecnologia da informação do tribunal acionou um protocolo para garantir a segurança do sistema.
Ele acrescentou que não se sabe se o congestionamento foi causado por outro problema, mas que houve um fluxo de dados superior ao normal, gerando o atraso.
Em 2020, o TSE também enfrentou atrasos na apuração devido a uma falha no processador responsável pela totalização dos votos.
Fonte: Agência Brasil - Justiça




