segunda-feira, 07 de setembro de 202618:05:42
Sol
TV Alagoas
InternacionalNepal busca 100 trabalhadores presos após enchentes devastadorasCulturaExposição 'Amazônicas' no CCBB RJ destaca arte de mulheres da AmazôniaGeralAmbulantes buscam sustento durante o Desfile de 7 de Setembro em BrasíliaGeralDesfile cívico-militar do Dia da Independência ocorre em BrasíliaCulturaRádio Nacional comemora 90 anos com programação especial de memóriasGeralPrescrição de produtos veterinários sujeitos a controle especial é tema de palestra para médicos-veterinários e estudantes da área em ArapiracaPolíticaPresidente do TRE/AL visita Zonas Eleitorais no sertão e em ArapiracaPolíticaJustiça Federal suspende mina de lítio em Minas GeraisPolíticaFachin aguarda explicações de ministros sobre crise no STFGeralPúblico acorda cedo para assistir ao desfile de 7 de Setembro em BrasíliaPolíticaHenrique Chicão é investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta ocultação de patrimônioGeralBLOG GG SAMPAIO | ALAGOAS PRECISA PENSAR ALÉM DO AGORA

Após cinco dias internada por crise asmática, menina de 10 anos recebe alta; médico orienta sobre os cuidados com a doença

Redação23 de fevereiro de 2026
Após cinco dias internada por crise asmática, menina de 10 anos recebe alta; médico orienta sobre os cuidados com a doença
© Reprodução

A alta hospitalar marca a recuperação de Valentina do Nascimento, natural de Paulo Jacinto, eue vai ser acompanhada ambulatorialmente

Valentina do Nascimento, de apenas 10 anos, já está em casa após se recuperar de uma crise de asma crônica, que resultou em cinco dias de internação no Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI). Os sintomas começaram durante o Carnaval, no município de Paulo Jacinto, cidade natal.

Devido à gravidade do quadro, a menina precisou ser hospitalizada. Ela recebeu atendimento especializado e recebeu alta médica, evidenciando o cuidado permanente que os asmáticos devem ter.

Publicidade
Cesmac

O alerta é do médico pediatra do hospital, Karllyson Melo, ao chamar a atenção para o fato de que Valentina deu entrada na unidade hospitalar com a saturação baixa, falta de ar intensa, chiado no peito e tosse persistente. Estes, segundo o especialista, são sintomas característicos de uma crise asmática aguda e devem ser observados pelos pais e responsáveis.

No Regional de Palmeira dos Índios, Valentina foi submetida a exames laboratoriais e de imagens, tratamento com broncodilatadores e corticoides. Durante os cinco dias de internação, teve monitoramento contínuo da função respiratória, apresentando, felizmente, evolução clínica satisfatória ao longo dos dias.

Valentin não via a hora de voltar a sua rotina. “Foram muitos medicamentos e exames, e estava ansiosa para voltar para casa. Vou continuar o tratamento em casa e cuidar da minha saúde para não passar por outra crise de asma”, disse a paciente, que seguirá em acompanhamento ambulatorial para controle da asma crônica.

Controle Permanente

De acordo com o pediatra Karllyson Melo, a asma exige controle permanente, principalmente em crianças e adolescentes. “Trata-se uma doença crônica e que não tem cura, mas pode ser controlada. O uso correto da medicação preventiva, o acompanhamento médico regular e a atenção aos fatores desencadeantes são essenciais para evitar novas crises”, destacou o médico.

O especialista enfatizou que poeira, fumaça, mofo, mudanças climáticas e infecções respiratórias estão entre os principais gatilhos da doença. Ele também orientou que, diante de sinais de agravamento, como dificuldade intensa para respirar ou ausência de melhora com a medicação habitual, a família deve procurar atendimento imediatamente.

Fonte: Secom Alagoas

Continue Lendo